Depois de 15 anos a dengue tipo 3 voltou a circular no Brasil, acendendo alerta para uma provável epidemia da doença e agravamento de quadros confirmados. Monitoramento do Ministério da Saúde mostra que os casos confirmados do tipo 3 da dengue, se concentram na região oeste de São Paulo e na divisa com Mato Grosso do Sul.
Desde o ano passado autoridades alertam para a ocorrência de casos de dengue tipo 3, pois como está há anos sem circulação, grande parte da população não adquiriu imunidade. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), são 44 casos confirmados de dengue tipo 3 em Mato Grosso do Sul este ano, 20 a mais do que uma semana atrás.
Em Três Lagoas, cidade que faz divisa com São Paulo, já são 10 casos confirmados de dengue tipo 3, dos 47 casos positivos para dengue em 2025.
Em todo o país já são 226,4 mil casos prováveis de dengue e 100,5 mil casos confirmados. O Brasil soma 61 mortes por dengue em 2025 e a situação do Acre, São Paulo e Mato Grosso são as mais preocupantes. Mato Grosso do Sul tem 1,6 mil casos prováveis da doença, 554 casos confirmados, uma morte confirmada e dois óbitos em investigação.