![](https://lupanews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/pudim-2-4-300x169.jpg)
Casos graves de dengue tem levado jteienses de todas as idades e classe social aos leitos de hospitais para internação, inclusive em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A agressividade dos casos é assustadora, pois muitas pessoas estão sendo acometidas com a dengue hemorrágica, tipo mais grave da doença e muitas vezes letal.
Em função do quadro de casos graves, a Prefeitura de Jateí está fazendo um alerta para toda população ficar atenta para que suas casas não seja local de criação do mosquito transmissor da doença, o aedes aegipty. Eles se reproduzem locais de água parada, como vasos, pneus, latas e outros recipientes.
A prefeita Cileide Cabral de Brito (ao microfone na foto em destaque junto com o vice- prefeito Tiquinho) informa que as equipes da Prefeitura estão vigilantes para o combate de focos do mosquito, mas esta é uma ação que também depende de cada morador e moradora do município. “O perigo é real, a dengue está presente em nosso município e eliminar os focos que produzem o transmissor é tarefa de todos e de todas”, conclama a prefeita.
Força-tarefa – Desde os primeiros dias de sua gestão, a prefeita Cileide tem apoiado ações de combate a dengue em Jateí. Além de apoiar e equipar as equipes da Saúde, ela mobiliza outros setores da Prefeitura num grande mutirão contra a proliferação do mosquito transmissor.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura está em atenção permanente no combate à doença em Jateí, com trabalhos externos e internos nas residências. Facilitar o acesso aos quintais e ajudar a conscientizar vizinhos, familiares e amigos sobre os cuidados preventivos, é a melhor e maior contribuição que as pessoas podem fazer neste momento para conter o avanço da doença sobre Jateí e sua população.
“Estamos convocando a ajuda de todos e de todas para esta luta em defesa da vida”, convoca a prefeita Cileide.
Os principais sintomas da dengue são:
-
- Febre alta e repentina
- Dor de cabeça intensa
- Dor muscular e nas articulações
- Dor nos olhos
- Fadiga
- Náuseas e vômitos
- Manchas vermelhas na pele
- Perda de peso
Em casos graves, os sintomas podem incluir:
- Dor abdominal intensa e contínua
- Sangramento de mucosas
- Hipotensão
- Aumento doloroso do fígado
- Sonolência
- Diminuição do volume urinário