O município de Jateí comemora nesta segunda-feira, dia 11 de novembro, 61 anos de independência política e administrativa. Eraldo Jorge Leite, atual gestor, está encerrando um ciclo de 20 anos como prefeito do município. Um feito que se entrelaça com a própria história de Jateí, com cinco mandatos que equivalem a um terço do tempo de emancipação.
Nos encontros públicos ou nas conversas no gabinete, com moradores e servidores da Prefeitura, Eraldo Leite tem feito um balanço positivo do trabalho realizado por Jateí. Seu quinto mandato encerra no dia 31 de dezembro de 2024. Conforme tem tido, ele deixa o comando do município deixando um legado com obras sociais e estruturantes para o desenvolvimento econômico e humano da população jateiense.
Saúde – Na saúde, setor que sempre foi prioridade em todas as gestões de Eraldo, o prefeito encerra o mandato com uma unidade nova entregue, com estrutura de hospital para pronto atendimento médico da população. Além disso, estruturou a atenção básica com a saúde de casa em casa e o setor tem a segunda maior frota municipal, entre elas Unidade Móvel de Tratamento Intensivo para remoção urgente de pacientes jateienses em estado grave.
100% de asfalto – Outro fato que Eraldo comemora é a pavimentação asfáltica, com 100% das ruas urbanas pavimentadas, na sede do município e no distrito de Nova Esperança. Junto com o asfalto, a água tratada também chega a 100% dos domicílios e o município também caminha para a universalização do esgotamento sanitário.
Habitação – Na habitação popular, o prefeito conseguiu entregar, em média, um conjunto de casas a cada gestão. Ele está completando o quinto mandato com a entrega de mais dois conjuntos de casas em quatro anos. O sorteio para contemplar os futuros moradores das próximas unidades aconteceu em outubro e a edificação das casas deve começar em breve, dentro do Programa Lote Urbanizado.
Prédios públicos – Uma “nova” Prefeitura foi entregue, com ampliação e reformas do Paço Municipal, bem diferente da casa humilde de madeira alugada há 61 anos. O novo prédio tem contornos modernos com vidros espelhados que remetem a uma visão futurista, funcional internamente e imponente do lado externo. Ao longo dos cinco mandatos, Eraldo também investiu na construção ou adequações de prédios para abrigar as secretarias e departamentos municipais.
Estradas rurais – A infraestrutura também teve olhar especial de Eraldo Jorge Leite como gestor de Jateí. Jateí acabou com os antigos “carreadores” (estradas carreteiras) do passado, tornando as vias rurais em artérias da mobilidade de pessoas e veículos. As estradas jateienses são rodovias onde passam pessoas e transportam a produção diversificada do município,
A manutenção permanente das estradas é feita por uma moderna frota de veículos e máquinas pesadas, capazes da execução de frente de trabalhos simultâneas para garantir a locomoção de moradores, o escoamento da produção e o transporte escolar. Com serviços por cima e por debaixo da terra, os cerca de 700 quilômetros da malha viária rural são exemplos de mobilidade de pessoas e veículos.
Pontes – Nos últimos oito anos, a Prefeitura construiu mais de 50 pontes, em substituição às passagens de madeiras. Com estrutura de concreto, além da segurança para quem passa, outra vantagem é sua durabilidade, o que gera economia.
Outro marco comemorado é a construção da ponte de concreto na divisa de Jateí com Novo Horizonte do Sul, um sonho que começou a se tornar realidade em 2022. Com mais de 80 metros sobre o Rio Guiraí, a “Ponte da Integração” vai dar mais segurança os moradores das duas localidades, especialmente os jateienses da Gleba Nova Esperança.
Atenção às pessoas – Na assistência e defesa social, programas das políticas públicas garantem atenção e acolhimento para crianças, jovens e às pessoas idosas. Além do acolhimento, o Projeto Conviver tem até piscina aquecida para hidroginástica, bem como outros programas de lazer, saúde e convivência.
Esportes – No esporte, duas arenas foram entregues e estão em plena atividade na sede do município e no distrito de Nova Esperança, bem como opções esportivas com melhorias no ginásio da Gleba Nova Esperança.
Cidade monitorada – A implantação do sistema de videomonitoramento por câmeras é outra conquista da população, que tem a cidade sob vigilância para garantir mais segurança. É o Projeto Cidade Segura, ativado no começo de 2021, executado em parceria com as forças de segurança locais.
Parque da cidade – Outra marca que Eraldo deixa nestes cinco mandatos como prefeito de Jateí é o Parque da Fogueira, o maior centro de eventos da região. Idealizado por ele para abrigar a Festa da Fogueira, o parque foi sendo estruturado ao longo das gestões, sendo atualmente a referência para recceber diversas atividades.
Sede do Conselho – O Conselho Tutelar também foi valorizado e os trabalhos dos conselheiros e conselheiras são feitos a partir de sua sede própria. A entrega do prédio – base da rede de acolhimento e defesa das crianças e adolescentes – foi feita em 2022, acabando com instalações precárias, alugadas ou cedidas.
Diversificação – Na economia, Eraldo Leite fecha 20 anos como prefeito celebrando a diversificação da produção jateiense. Bem diferente de 1.989 – quando assumiu a Prefeitura pela primeira vez – em que a pecuária era a atividade mais forte, a realidade atual é outra. Jateí não é mais refém de apenas uma atividade, pois a produção de grãos foi incentivada junto com a agricultura familiar, o setor sulcroalcooleiro com a cana, a avicultura e, por último, a consolidação da suinocultura como a principal matriz econômica.
Usina de energia solar – O município também está concluindo a implantação de sua usina fotovoltáica, que vai produzir energia a partir da luz solar. A usina vai garantir o abastecimento de energia para todos os prédios públicos, com economia de mais de meio milhão por ano aos cofres municipais. O excedente poderá ser abatido na iluminação pública, por exemplo, diminuindo ainda mais a contribuição dos moradores.
Polo Industrial – Para fechar os 20 anos de gestão, o sonho do Polo de Industrial de Jateí se transformou em projeto de governo e os primeiros barracões já estão licitados para receber os investidores.