Passadas as eleições municipais, o processo político nos municípios se concentra na transição administrativa entre quem vai sair e quem entra nas prefeituras. Nos bastidores, também são feitas as articulações em torno da eleição das mesas diretoras das câmaras legislativas.
Em Jateí, a coligação do PSDB, Cidadania e União Brasil, além de eleger a prefeita Cileide Cabral Brito e o vice, Francisco Alves de Araújo (Tiquinho), conquistou também dois terços da Câmara Municipal, ou seja, seis dos nove parlamentares.
Metade da nova bancada do grupo de situação é formada por mulheres, sendo a reeleita Suzi Manfré, Andrea da Farmácia e Antonia Marcília, sendo Robson Carmo, Edison Paz e Jeovani Vieira foram reeleitos para um mandato no parlamento.
A coligação de oposição reelegeu Rose Mônica, sendo que Naldinho e Laura Medeiros vão cumprir o primeiro mandato.
Nesta semana, cinco parlamentares mantiveram agenda com Cileide e Tiquinho, para reafirmar seu apoio na Câmara às votações de interesse do Executivo. Além de garantir base política para a prefeita, a bancada tucana mostrou unidade ao entregar um documento assinado pelo grupo para a composição da nova Mesa Diretora da Câmara de Jateí.
O documento, já protocolado na Câmara, define os membros da Mesa Diretora para os próximos quatro anos, sendo a composição de presidente, vice-presidente, secretário (a) e segundo secretário (a) para os biênios 2025/2026 e 2027/2028.
Mín. 22° Máx. 32°