O atual prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite, que está no quinto mandato como gestor do município, disse esta esta semana que uma das bases para uma boa gestão é ouvir e encaminhar os anseios que vem do povo. Conforme o experiente político, além da administração de receita e despesas, é preciso ouvir a população e promover o atendimento de suas necessidades básicas.
Uma das marcas do prefeito jateiense é de receber a população em seu gabinete logo nas primeiras horas da manhã. Ele é um dos primeiros a chegar na Prefeitura, depois de passar pelas ruas e avenidas da cidade. A rotina mantida por décadas faz de Eraldo um dos prefeitos mais acessíveis do Estado. Sua popularidade é atestada em pesquisas de opinião, que citam aprovação superior a 90% em todas as amostragens.
Além de receber as pessoas em seu gabinete, o prefeito também quase sempre é parado nos corredores da Prefeitura e também na rua, para receber cumprimentos ou receber demandas. “A opção por ser uma pessoa pública tem que ser encarada como uma missão de vida, de estar sempre disposto a servir”, comentou Eraldo.
Gestões certificadas – Mesmo mantendo uma rotina de atendimento popular, Eraldo Leite também priorizou o ajuste administrativo e financeiro em suas administrações. O resultado da postura mais austera no ponto de vista fiscal faz de Jateí uma referência na administração. O município já recebeu, por exemplo, o selo Diamante de transparência pública, uma certificação nacional como a de Cidade Sustentável e também o destaque no Brasil em saúde, assistência social, meio ambiente e educação.
A mais recente conquista da administração de Jateí é seu enquadramento na letra A do Tesouro Nacional, que mostra a saúde financeira e o cumprimento das obrigações fiscais.