O parque municipal de eventos de Jateí já começa receber os preparativos para a montagem da estrutura da tradicional Festa da Fogueira, que neste ano ocorre no período de 28ba 30 de junho. A festa em homenagem ao padroeiro, São Pedro, é realizada pela Prefeitura como instrumento de divulgação do município e promoção cultural no âmbito local.
O prefeito Eraldo Jorge Leite vistoriou o Parque da Fogueira recentemente, acompanhando a chegada dos primeiros lances de madeira para a montagem da fogueira gigante de Jateí, apontada como a maior do Brasil. A fogueira é feita com madeira de reflorestamento e sua altura ultrapassa os 70 metros, equivalente a um edifício de 22 andares.
A fogueira é toda ornamentada para a festa, recebendo também cargas de fogos de artifício para show pirotécnico, que acontece tradicionalmente no sábado à meia noite. Neste ano de 2024, a data de acendimento da fogueira coincide com o Dia de São Pedro, 29 de junho.
Esta será a quadragésima sétima edição da Festa da Fogueira e a organização espera que seja a maior de todos os tempos. No ano passado, somente no dia queima da fogueira, cerca de 60 mil pessoas prestigiaram o evento, conforme estimativas da Polícia Militar.
A história da fogueira gigante de Jateí começou em 1.977, por iniciativa do então prefeito José Jorge Leite, pai de Eraldo. Na época, ela mediu cerca de 7 metros, se tornando um desafio o aumento de sua altura. Atualmente, ela mede 10 vezes mais de quando começou ser erguida.
No começo da tradição, a fogueira era montada de forma rudimentar, sendo que o processo de construção foi evoluindo com o tempo. Hoje até um guindaste é usado para edificar a base da fogueira e seus primeiros metros nas alturas. “Além do aspecto segurança, também profissionalizamos a montagem da fogueira, usando equipamentos modernos, sem deixar de fortalecer a tradição”, comenta o prefeito Eraldo Leite.