A abertura de novos mercados internacionais para as exportações de produtos produzido pelo setor agropecuário de Mato Grosso do Sul, como carnes bovinas, reacendeu a mobilização da classe política para a reabertura e ampliação das atividades do frigorífico em Coxim, cidade a 253 quilômetros de Campo Grande.
O prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), afirmou o antigo frigorífico gerava 245 empregos diretos. 'É um impacto muito grande para a economia da cidade. Estamos todo lutando para tentar reabrir frigorífico, desde viradores, até deputados e o próprio governador está emprenhado nessa busca', disse.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Ademir Ferreira da Silva (Solidariedade), apontou que a demanda existe desde o fechamento em 2017. 'A demanda é gigantesca', afirmou.
Os deputados estaduais Junior Mochi (MDB) e Zé Teixeira (PSDB) apresentaram indicação cobrando esforços do Governo do Estado na reabertura da planta. Conforme o pedido, o frigorífico de Coxim, atualmente inativo, foi uma das maiores fontes de emprego na região norte do Estado.
Na indicação ao Poder Executivo, os parlamentares destacam que 'a reabertura alinhada com os novos mercados internacionais não só reativará a economia local como também fortalecerá o setor de agronegócios do Estado como um todo'.