O prefeito Eraldo Jorge Leite, de Jateí, fez questão de receber em seu gabinete estudantes destaques jateienses que fizeram o município brilhar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace), realizada recentemente na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. O prefeito parabenizou as estudantes Edilaine Rodrigues Rocha e Ana Laura Dias Garcia, celebrando junto com elas a conquista do “Prêmio Projeto Destaque Unidades da Federação – MS” e “Prêmio 2º Lugar em Ciências Humanas”.
Ao receber as estudantes, Eraldo falou sobre a obra literária de Jateí, que é uma das publicações pesquisadas no projeto do Instituto Federal de MS que as jateienses participam. “Fico muito feliz pela conquista de vocês, que estamos dividindo com toda nossa comunidade”, celebra o prefeito. Ele também citou o apoio que deu para a publicação do livro “Jateí, História e Cultura”, obra pesquisada pelas estudantes no referido projeto. “Nosso apoio e incentivo nesta área dá resultados efetivos, dentro e fora do município”, declarou Eraldo Leite ao saudar a conquista das estudantes jateienses.
O projeto – As estudantes da comunidade jateiense conquistaram importantes colocações na literatura, num evento nacional de pesquisa científica. A conquista foi resultado de muito trabalho e pesquisa para que o projeto se desenvolvesse e conseguisse participar de diversas feiras científicas e literárias, inicialmente no Mato Grosso do Sul. A base do trabalho das estudantes jateienses foi o livro Jateí, História e Cultura, organizado no ano de 2008 e publicado em 2020. Os artigos do livro foram escritos em sua maioria por mulheres que militam na educação jateiense.
A equipe inicial do projeto de pesquisa sobre as escritoras de MS foi formada por Edilaine Rodrigues Rocha, junto com as estudantes Ana Laura Dias Garcia (Jateí), Ana Julia Souza Silva Leite (Fátima do Sul) e Maria Clara Narciso Maciel (Vila Vargas). Esta equipe conseguiu construir o arcabouço de mais de 200 escritoras.
Com a formatura das alunas em 2022 e 2023, uma nova equipe foi formada pelas estudantes do IFMS – campus Dourados, Isabella Dias Garcia (Jateí), Sofia Lopes de Souza (Glória de Dourados), Julia Alves Araújo (Dourados) e Marina Signor Tirloni (Dourados), que continuam com essa pesquisa, porém tendo contato maior com as escritoras através das entrevistas.
O projeto é denominado de “Escritoras no Mato Grosso do Sul” e orientado pela Profª Drª Karina Kristiane Vicelli, professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFMS – campus Dourados
Em fotos de dezembro de 2020, o editor Nicanor Coelho (em memória) com o prefeito Eraldo Leite e a secretária Telma Gandine: Autorização para impressão do livro – Fotos: Elias Ferreira
Organizadores do livro “Jateí, História e Cultura”, professoras Elza Augusta e Maria Raimunda agradecem Eraldo e Neres: Autoras não contiveram emoção ao agradecerem prefeito pelo apoio para publicação da obra