Promover a inclusão das pessoas com deficiência com a prestação de serviços adequadas à suas necessidades ainda é um grande desafio. Por inovar as práticas de trabalho no atendimento, incluindo a atenção especial aos autistas, a perita papiloscopista Maira Gasques Chaves Cappi (à direita na foto em destaque) a acaba de receber um prêmio concedido pelo governo estadual, de reconhecimento à inovação.
A perita papiloscopista recebeu o primeiro lugar no eixo social, com o projeto “Polícia Civil Amiga do Autista: inovações no atendimento às crianças com transtorno do espectro autista nos postos de identificação do Estado do Mato Grosso do Sul”. O anúncio ocorreu na manhã desta terça-feira (21), durante a entrega do XVIII Prêmio de Inovação, promovido pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Administração e Escola de Governo, ). O objetivo da ação é reconhecer e valorizar os servidores públicos, premiando práticas e ideias que tragam modernidade à gestão pública.
Mais de duas centenas de pessoas e práticas de inovação concorreram ao prêmio, com 23 projetos premiados. Maira Cappi falou em nome dos vencedores na solenidade entrega.”Esse prêmio é um espaço de troca. O servidor vivencia ideias, planos, sonhos de inovação e traz melhorias tanto para a prestação de serviço público quanto ao próprio ambiente de trabalho. Essa semente foi plantada no meu coração. Passei a visualizar essa temática como proposito e a trabalhar para entregar um trabalho cada vez mais eficiente”, ponderou.
Mais uma premiada – A categoria de perito papiloscopista foi premiada também em outro trabalho de inovação neste dia 21 de novembro. Giselia Subtil trabalha com situações que requerem atendimento especializado e conquistou o prêmio por ter elaborado o Grupo de Atuação em Perícias Especiais (GAPE). O grupo é considerado a evolução da Perícia Forense Sul-Mato-Grossense, colocando-a num patamar de elevado conceito e prestígio entre seus pares.
A proposta inovadora eleva o grau de profissionalismo e excelência da perícia no MS com uma equipe multidisciplinar e expertise acima da média, inteligência emocional, física e psicológica, treinada para lidar com eventos imprevisíveis e extraordinários com a missão de oferecer uma resposta rápida, segura e eficiente para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, às autoridades policiais e, principalmente, a sociedade civil.
Foram premiados trabalhos em duas modalidades: “Práticas Inovadoras de Sucesso” e “Ideias Inovadoras Implementáveis”.
Dedicação ao trabalho – Danielle Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (Sinpap/MS), acompanhou a entrega dos prêmios à Maira Cappi e Giselia Subtil. Ela afirmou que a conquista das profissionais representa a dedicação e comprometimento da categoria na prestação do serviço público em diferentes situações e para todas as pessoas, incluindo as que tem necessidades e precisam de atenção especial.’
“Justo reconhecimento dos servidores que contribuem com o Estado, que foram ouvidos pelo Governo, e mais que isso, foram aprovados. Premiar é o Estado dizer que importa, que é útil, que é proveitoso, que tem valia. Nós temos peritos papiloscopistas comprometidos e dedicados, que sabem o que estão fazendo e o porque fazem, com capacidade gerencial, administrativa e criativa”, destaca a presidente.