A cidade de Jateí parou na manhã desta sexta-feira(10) para ver a história passar. O desfile temático de seus 60 anos de existência foi vibrante, com homens, mulheres, jovens e crianças, esbanjando alegria na avenida Weimar Torres, nome dado à avenida em homenagem ao deputado autor da lei de criação do município.
Com os acordes e performances da Banda Raio de Luz, as pessoas foram para a rua e outras levaram cadeiras para a frente das casas. Também foi o desfile da inclusão, com cadeirantes nas calçadas e idosos nos pelotões de apresentação. No semblante de todos e de todas, a alegria de estar presente num momento único da história.
O prefeito Eraldo Leite deu o tom da festa histórica em seu discurso abrindo o desfile, saudando a bravura dos pioneiros e a determinação das gerações seguintes. Emocionado, agradeceu a todos que ajudaram e ajudam construir um município gigante no cenário estadual.
“Por uma verdadeira insanidade de meu pai, José Jorge Leite, Jateí virou município antes de ser distrito. O povoado de heróis e heroínas se tornou o doce recanto do Brasil, terra de guerreiros e guerreiras. É um privilégio fazer parte desta história”, declarou Eraldo, que está em seu quinto mandato de prefeito em Jateí, dedicando um terço de sua vida na gestão do município. “Minha vida é Jateí e agradecemos aos pioneiros e suas famílias que também dedicaram suas vidas ao nosso doce recanto”, assinalou.
Gestos de gratidão – Em gesto de reconhecimento, a gestão municipal entregou placas de agradecimento para Ilda Lopes Alves e Maria Aparecida Neres Leite, filha e neta de pioneiros, respectivamente. Ilda é filha de Dário Dionizío e Neres é neta de Pedro Neres, dois amigos que viajaram 15 dias com suas famílias para se aportarem em Jateí, em 1.946.
O prefeito Eraldo também aproveitou o desfile para fazer homenagem pública e em vida aos ex-prefeitos Valdeir Bezerra Soares, José Carlos Gomes e Arilson Targino. Eles receberam uma placa comemorativa aos 60 anos com dizeres de agradecimento e integrantes da história.
O prefeito Eraldo também promoveu uma homenagem à vice-prefeito Cileide, reconhecimento por sua militância e mostrando que Jateí valoriza a mulher nos espaços de poder.
Os familiares de Eraldo Leite aproveitaram o desfile para homenagear o prefeito por sua dedicação à Jateí e o empenho em sempre honrar o legado de José Jorge e Bernadete Santos Leite. Os irmãos e irmãs de Eraldo (Beto, Silvio, Rivandete, Betinha e Mariquinha) entregaram uma réplica da Fogueira de Jateí, símbolo que tornou o município conhecido em todo o Brasil.
Parcerias – O vice governador José Carlos Barbosa – que representou o governador Eduardo Riedel – destacou que Jateí é um oásis no Brasil, município bem cuidado que tem a marca da modernidade sem deixar seu aspecto do interior que valoriza a vida e as pessoas.
O município de Jateí é um exemplo de preservação ambiental e o deputado estadual Renato Câmara falou de sua contribuição para a manutenção do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
O presidente da Câmara, Francisco Tiquinho, lembrou dos pioneiros e citou a contribuição dos vereadores na construção de Jateí. “Além das leis, a história mostra que vereadores saíram da Câmara para serem prefeitos e vices de Jateí”, lembrou Tiquinho.
Mín. 22° Máx. 32°