Domingo, 26 de Janeiro de 2025
22°C 40°C
Dourados, MS

Jateí em campanha para proteger abelhas, preservar o ambiente e garantir a produção

Jateí em campanha para proteger abelhas, preservar o ambiente e garantir a produção

Por: RegiãOnline Fonte: Elias Ferreira/ lupanews
04/10/2023 às 08h29
Jateí em campanha para proteger abelhas, preservar o ambiente e garantir a produção

 

 
Dia 03 de outubro, Dia Nacional das Abelhas, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Jateí iniciou o Projeto “Amiga Abelha”. O objetivo é promover a proteção de ninhos de abelhas nativas localizados em prédios e áreas públicas, conscientizando a população de Jateí sobre a importância da conservação das abelhas nativas no equilíbrio ecológico e na produção agrícola.
Para iniciar o projeto, a Secretaria de Meio Ambiente fixou uma placa educativa nas dependências do posto de saúde de Jateí, onde há um ninho de abelha jataí de aproximadamente seis anos de idade. O ninho está dentro de uma das paredes do prédio e gera muita curiosidade, já que o pito (caminho de entrada do ninho) é bem visível e às vezes fica bem extenso.
Como o ninho não pode ser removido, e já foram feitas iscas para remoção das abelhas do lugar, a idéia de instalar a placa surgiu da necessidade de proteger o ninho com informações que vão contribuir para a sensibilização de todos os que frequentam o lugar. A campanha quer incentivar também a adoção dessa prática, contribuindo para a protecção das abelhas nativas.
As abelhas nativas ou meliponíneos (termo técnico) tem ferrão atrofiado e por isso são inofensivas. Elas ocorrem no Brasil de forma natural e são os principais polinizadores de culturas agrícolas. Entretanto, com o desmatamento e o uso de inseticidas, as populações dessas abelhas estão desaparecendo silenciosamente gerando, preocupações sobre o futuro da produção agrícola global.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários