. Prefeito Eraldo e primeira dama Dona Neres prestigiaram mais uma conquista da Raio de Luz para Jateí
do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras 2023, promovido pela Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de MS (Febafams), sendo que a apresentação da banda jateiense aconteceu no sábado, dia 16 de setembro.
O maestro da Raio de Luz, Elio Correia Vicente Junior, destaca a conquista, enfatizando a magnitude dela para o município. ” Além de mostrar a importância das bandas e fanfarras, também tem a importância de unir as pessoas, trazendo um grande público das mais diversas cidades do nosso Estado – até mesmo da nossa capital -, onde teve a participação de 21 corporações, entre elas bandas de percussão, bandas marciais e bandas musicais das mais diversas cidades”, observa o maestro, citando o nível de competição do evento.
Conforme Élio, a participação da Raio de Luz neste evento foi de muita importância, tanto para os integrantes da banda, quanto para a população jateiense. A banda teve suas atividades paralisadas por conta da pandemia, sendo reativada após este período e está resgatando uma das tradições da população e mostra a alegria de uma cidade quando se tem uma banda de música.
História – A banda marcial Raio de Luz foi criada há 22 anos, em abril de 2001, por meio do decreto 397/001, assinado pelo prefeito Eraldo Jorge Leite, no começo de seu segundo mandato como gestor de Jateí, com incentivo da primeira dama Maria Aparecida Neres Leite, que é a madrinha da corporação. A banda está filiada à Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de MS.
Ao longo dos anos de muito trabalho e dedicação, esta banda foi campeã de vários concursos no Estado na modalidade banda marcial infantil. Nos dias atuais, a banda tem como gerente Emerson Moura, do departamento de Cultura da Prefeitura, com apoio técnico de Solange da Silva Ramos. A corporação é vinculada a Secretaria Municipal de Educação, chefiada pela professora Eleni Teixeira.
A Banda Marcial Raio de Luz conta atualmente com 73 integrantes, sendo 50 no corpo musical e 23 no corpo coreográfico, e tem como sua baliza principal Jhenifer Fernanda da Silva Lima. O maestro é Elio Correia Vicente Junior e a coreografia está a cargo de Luciana Pessoa da Rocha Moura.