A atenção à mulher em Jateí passa também pela vigilância contra qualquer tipo de violência contra ela. Esta preocupação faz parte dos programas e políticas públicas da gestão municipal, que realiza ações permanentes de defesa da mulher e seus direitos. Durante o Agosto Lilás – mês de referência nacional de contra a violência – este propósito é reforçado, com mobilização e atividades de conscientização e defesa da mulher em todos os seus aspectos.
Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Jateí, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, sob a coordenação do CREAS, realizou a Ação do Agosto Lilás na praça central do município. O dia foi marcado ainda por palestras e atividades relacionadas ao tema.
O mês de agosto remete à sanção da Lei Maria da Penha, que ocorreu em 7 de agosto de 2006. O objetivo da campanha é estimular a conscientização da sociedade para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher, através de mobilizações, rodas de conversa, palestras, veicular campanhas de mídia e disponibilizar informações à população por meio de materiais ilustrativos e exemplificativos sobre as diferentes formas de violência contra a mulher e sobre os mecanismos de prevenção, canais disponíveis para denúncia de casos de violência e instrumentos de proteção às vítimas.
A mobilização tem o propósito de esclarecer, sensibilizar a sociedade e estimular ações preventivas e campanhas educativas para orientar como cada um pode contribuir para o fim da violência contra a mulher. Por determinação do prefeito Eraldo Jorge Leite, a ação em Jateí contou com a parceria das demais secretarias.
A Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, distribui plantas, para que a luta contra a violência à mulher floresça, crescendo a cada dia. A Saúde levou o programa Saúde da Mulher, enquanto a Educação mostrou em imagens o semblante da luta, com o cantinho de fotos.
A secretária Antonia Marcília Lacerda da Silva, da Assistência Social, destacou e agradeceu o apoio e presença do prefeito Eraldo e da primeira dama Maria Aparecida Neres Leite, da vice-prefeita Cileide, da representação da Câmara de Vereadores, do delegado de polícia local, Bruno Carlos e da escrivã Judiélcia Honorato, de Fátima do Sul.