Nesta segunda-feira (3), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da 1ª Delegacia da Capital (1ª DP), realizou o encerramento da Operação “Junho Prata”, que teve por objetivo enfatizar a conscientização e a proteção aos direitos das pessoas idosas. Durante o mês de junho, policiais civis desenvolveram inúmeras ações e diligências na defesa dos direitos e interesses das pessoas idosas em um sentido amplo, incluindo atos de fiscalização, orientação, educação e investigação, disponibilizando todo o apoio possível para aqueles que necessitaram da tutela estatal.
Desse modo, foram visitadas e fiscalizadas as principais entidades de acolhimento e de atendimento a pessoas idosas, públicas ou privadas, existentes em Campo Grande/MS, não se limitando àquelas situadas na área central. Além disso, foram averiguadas diversas “denúncias” que aportaram na delegacia, seja por meio do “DISQUE 100”, ligações telefônicas ou outras fontes, além de instauração de procedimentos policiais e cumprimento de ordens de serviço relativas à temática da proteção às pessoas idosas.
No que diz respeito aos locais visitados, a equipe desta 1ª Delegacia da Capital visitou quase dez estabelecimentos nos Bairros Coophatrabalho, Vila Planalto, Monte Castelo, Nova Lima, São Francisco, Vila Gomes e Amambai, priorizando o caráter social e educativo e estabelecendo um elo entre policiais civis e a comunidade.
Ressalta-se que a operação tentou dar ênfase à importância dos direitos das pessoas idosas, porém os trabalhos educativos e investigativos da Polícia Civil continuarão de forma ininterrupta ao longo do ano corrente, sempre com o devido aprimoramento.
Mín. 22° Máx. 37°