Para construir os primeiros 20 dos mais de 65 metros da fogueira gigante de Jateí, a Prefeitura está utilizando um guindaste para içar os troncos que sustentam a base da verdadeira obra de arte a céu aberto. O robusto e moderno equipamento expressa a grandiosidade do desafio jateiense em continuar erguendo no município a maior fogueira do Brasil, usando madeira (eucalipto) de reflorestamento.
A fogueira de Jateí é apontada como uma das maiores do mundo e está no livro dos recordes mundiais (Guinnes Book) desde 2002. Todos os anos, desde 1.977, a festa ganha novas dimensões em tamanho e público. Para a edição de 2023, a expectativa da organização é de nova quebra de recorde de pessoas presentes no Parque da Fogueira.
Os trabalhos para montagem da grande fogueira em homenagem à São Pedro, padroeiro do município, foram iniciados há cerca de 15 dias, com a retirada e transporte do material até o Parque da Fogueira. Na semana passada, a base da fogueira começou a tomar forma, com a colocação dos primeiros metros de troncos de madeira entrelaçados, empilhados e fixados com toda segurança.
A cada lance de madeira colocado na estrutura gigante, um dos símbolos de Jateí vai se agigantando, impressionando quem contempla e entusiasmando a equipe que trabalha em sua edificação, coordenada pelo experiente Francisco Raimundo Filho. Aos poucos, a estrutura vai ficando acima do nível das casas e árvores da cidade, ganhando suntuosidade e imponência de uma verdadeira estrela, que pode ser vista a quilômetros de distância.
1ª não tinha 10% da atual – A primeira fogueira fora dos padrões da época foi erguida em Jateí pelo professor Manuel Gabriel no ano de 1.977 e tinha cerca de seis metros, menos de 10% do tamanho da atualidade, que atinge mais de 65 metros de altura. Como ocorre desde 1.977, a realização da Festa da Fogueira é da Prefeitura de Jateí, desafio encampado pelo então prefeito da época, José Jorge Leite (Zé Jorge) – já falecido – que é pai do atual, Eraldo Jorge Leite, que está no comando do município pela quinta vez.
Desde 1.977, o sonho de Zé Jorge, que se transformou em projeto e símbolo para o município, Jateí ganha expressão nacional com sua Festa da Fogueira. Esta será a décima sétima vez que a Prefeitura realiza a festa tendo Eraldo como prefeito, sempre procurando aprimorar e projetar Jateí de forma positiva para o Brasil e o mundo, por meio da tradição e fé cristã.
Mín. 21° Máx. 33°