Objetivando proporcionar exercícios com movimentos adaptados para a terceira idade, com apoio do Prefeito Aristeu Pereira Nantes, idealizado pela primeira-dama Irene Alencar, teve início as aulas de ballet para a "turma da melhor idade" integrantes do Conviver em Glória de Dourados.
As aulas são ministradas pelo Professor e Coreografo Flávio Calixto, que na aula inaugural explicou os benefícios que a dança traz para o corpo e mente das pessoas, como é adaptado torna mais especial para pessoas da terceira idade.
Existe um mito de que o ballet clássico é uma técnica de dança que só pode ser iniciada na infância ou, pelo menos, quando se é jovem. Por muito tempo esse tipo de pensamento afastou os adultos de uma prática excelente e cheia de benefícios para o corpo. Com o tempo, esse pensamento foi sendo mudado e as turmas voltadas para os adultos começaram a surgir e se popularizar em todo o mundo.
Inclusive, é importante saber que o ballet para terceira idade, tem seus benefícios para esse público idoso. As aulas de ballet para terceira idade apresentem a estrutura básica de qualquer aula de ballet, como no ballet já voltado para o público adulto com sequências de alongamento, aquecimento, preparação do corpo e demais exercícios (tendús, pliés, entre outros). A diferença é que, com o público idoso, os movimentos são mais leves e simples, exigindo menos velocidade e força dos alunos.
A ideia é que o corpo se adapte a esse tipo de atividade de maneira gradual, respeitando os limites e as capacidades de cada aluno, sem sobrecargas. As aulas investem no trabalho com a força do corpo e dos músculos, as noções de equilíbrio e postura, ritmo e movimento. Tudo isso de uma forma divertida e relaxante, para que os idosos possam evoluir no ballet em seu ritmo mais apropriado. Portanto, diante de algumas condições de saúde, a prática pode não ser indicada.
Por se tratar de uma técnica global, ou seja, que trabalha o corpo como um todo, os benefícios são inúmeros para qualquer que seja a idade. Com a prática do ballet na terceira idade isso não seria diferente. Com a idade, as nossas articulações vão ficando cada vez mais rígidas, o que dificulta até mesmo os movimentos mais básicos como a locomoção. O ballet é perfeito para ajudar nesse tipo de problema, uma vez que os movimentos que combinam força e elasticidade garantem ao idoso menor rigidez nas articulações. Além disso, as aulas de ballet para terceira idade podem funcionar também de maneira preventiva, evitando que a rigidez apareça de maneira tão intensa com o passar dos anos.
O idoso terá de lidar com as sequências propostas pelo professor. E isso é um ótimo trabalho para a memória, que fica eventualmente prejudicada ao longo dos anos.
Mín. 21° Máx. 33°