Terça, 01 de Outubro de 2024
21°C 39°C
Dourados, MS
Publicidade

Integrantes do Conviver tem aula inaugural de ballet adaptado para terceira idade em Glória de Dourados

Integrantes do Conviver tem aula inaugural de ballet adaptado para terceira idade em Glória de Dourados

13/03/2023 às 09h32 Atualizada em 13/03/2023 às 09h36
Por: RegiãOnline Fonte: Adauto Dias / diasms
Compartilhe:
aula inaugural de ballet adaptado para terceira idade em Glória de Dourados Foto: Adauto Dias / diasms
aula inaugural de ballet adaptado para terceira idade em Glória de Dourados Foto: Adauto Dias / diasms

 

Objetivando proporcionar exercícios com movimentos adaptados para a terceira idade, com apoio do Prefeito Aristeu Pereira Nantes, idealizado pela primeira-dama Irene Alencar, teve início as aulas de ballet para a "turma da melhor idade" integrantes do Conviver em Glória de Dourados.

 

As aulas são ministradas pelo Professor e Coreografo Flávio Calixto, que na aula inaugural explicou os benefícios que a dança traz para o corpo e mente das pessoas, como é adaptado torna mais especial para pessoas da terceira idade.

 

Existe um mito de que o ballet clássico é uma técnica de dança que só pode ser iniciada na infância ou, pelo menos, quando se é jovem. Por muito tempo esse tipo de pensamento afastou os adultos de uma prática excelente e cheia de benefícios para o corpo. Com o tempo, esse pensamento foi sendo mudado e as turmas voltadas para os adultos começaram a surgir e se popularizar em todo o mundo.

 

Inclusive, é importante saber que o ballet para terceira idade, tem seus benefícios para esse público idoso. As aulas de ballet para terceira idade apresentem a estrutura básica de qualquer aula de ballet, como no ballet já voltado para o público adulto com sequências de alongamento, aquecimento, preparação do corpo e demais exercícios (tendús, pliés, entre outros). A diferença é que, com o público idoso, os movimentos são mais leves e simples, exigindo menos velocidade e força dos alunos.

 

A ideia é que o corpo se adapte a esse tipo de atividade de maneira gradual, respeitando os limites e as capacidades de cada aluno, sem sobrecargas. As aulas investem no trabalho com a força do corpo e dos músculos, as noções de equilíbrio e postura, ritmo e movimento. Tudo isso de uma forma divertida e relaxante, para que os idosos possam evoluir no ballet em seu ritmo mais apropriado. Portanto, diante de algumas condições de saúde, a prática pode não ser indicada.

 

Por se tratar de uma técnica global, ou seja, que trabalha o corpo como um todo, os benefícios são inúmeros para qualquer que seja a idade. Com a prática do ballet na terceira idade isso não seria diferente. Com a idade, as nossas articulações vão ficando cada vez mais rígidas, o que dificulta até mesmo os movimentos mais básicos como a locomoção. O ballet é perfeito para ajudar nesse tipo de problema, uma vez que os movimentos que combinam força e elasticidade garantem ao idoso menor rigidez nas articulações. Além disso, as aulas de ballet para terceira idade podem funcionar também de maneira preventiva, evitando que a rigidez apareça de maneira tão intensa com o passar dos anos.

 

O idoso terá de lidar com as sequências propostas pelo professor. E isso é um ótimo trabalho para a memória, que fica eventualmente prejudicada ao longo dos anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias