A doação de sangue é um gesto de solidariedade e empatia para salvar a vida de quem precisa. Pensando nisso, a equipe de residência multiprofissional do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promoveu nesta segunda-feira (06) uma ação para a conscientização e captação de doadores de sangue devido ao baixo estoque na Rede Hemosul.
Divididos em grupos, os residentes percorreram diversos setores do HRMS convidando os colaboradores e visitantes a realizarem a doação de sangue. A iniciativa ainda contou com a presença do Zé Sanguinho, mascote que contagiou a todos com sua alegria.
A campanha ‘Doe sangue, doe vida’ alerta a população sobre a importância de manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisa.
Cada bolsa de sangue coletada é capaz de salvar três vidas. O Hemosul realiza uma espécie de lapidação do sangue, onde cada bolsa é subdividida em três componentes: plasma, plaquetas e o concentrado pobre em leucócitos, que são prescritos pelo médico de acordo com a necessidade de cada paciente que receberá a doação.
Doação
É importante lembrar que, além do Hemosul Coordenador, o Hemosul possui unidades para coleta funcionando dentro do HRMS e da Santa Casa de Campo Grande.
Para doar sangue é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal, pesar 51kg ou mais, entre outros critérios que podem ser conferidos aqui .
Serviço Em Campo Grande, as doações podem ser feitas em três endereços: HEMOSUL HRMS Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho Segunda a Sexta: 7h às 12h
HEMOSUL COORDENADOR Av. Fernando Correa da Costa, 1304 – Centro Segunda a Sexta: 7h às 17h Sábado: 7h às 12h
HEMOSUL SANTA CASA Rua Rui Barbosa, 3633 – Centro Segunda a Sexta: 7h às 12h
Assessoria de Comunicação do HRMS
Fotos: Bruno Rezende
Mín. 18° Máx. 33°