No ano de 2022, o Procon de Ivinhema registrou 370 reclamações. Desse total, 326 reclamações foram resolvidas em benefício ao consumidor, o que totaliza 88% de resolução. Ainda, foram realizadas 23 audiências de conciliação.
O novo sistema de atendimento do Procon de Ivinhema, com agilidade e voltado a facilitar o acesso do consumidor ao órgão, tem contribuído para o aumento dos atendimentos registrados após o início da gestão do prefeito Juliano Ferro.
Além disso, órgão municipal passou a utilizar o sistema ProConsumidor, uma plataforma criada para reunir todos os órgãos de defesa do consumidor do País, que culminará na agilidade de, por meio do sistema, ser possível realizar o registro de reclamações e denúncias, além de consultas de procedimentos administrativos.
O sistema Pro Consumidor deverá ser, dentro em breve, utilizado por todas as unidades de Procons em nível nacional, com facilidades incalculáveis no que se relaciona ao encaminhamento das demandas dos consumidores.
Os destaques negativos ficaram por conta da quantidade de consumidores vítimas de algum tipo de golpe/fraude, bem como o alto índice de reclamação dos aposentados/pensionistas que foram surpreendidos com empréstimos consignados não solicitados.
O Procon foi fundado em 2016, quando registrou 170 atendimentos/reclamações. Em 2017 foram 197 atendimentos, em 2018, foram 180, e em 2019, ainda antes da pandemia, foram 223 registros. Já em 2020, o atendimento caiu para 190 registros e no ano de 2021, quando iniciou a gestão do prefeito Juliano Ferro, foram registrados 373 atendimentos.
O Procon tem funcionamento de segunda a sexta-feira, das 07h00min às 13h00min, na Avenida Panamá, nº 389, Fundos. Mais informações pelos telefones (67) 3442-5938 e (67) 3442-5931, ou pelo e-mail: procon@ivinhema.ms.gov.br.
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