Um antigo sonho das comunidades de Jateí e de Novo Horizonte do Sul começa a se tornar realidade, que é a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Guiraí, que faz a linha divisória entre os dois municípios. Na semana passada, os prefeitos Eraldo Jorge Leite, de Jateí, e Aldemir Barbosa do Nascimento, o Guga, de Novo Horizonte do Sul, acompanharam os representantes da construtora vencedora da licitação na vistoria no local onde será erguida a nova ponte.
A vistoria no local se dá meses depois que o governador Reinaldo Azambuja assinou ordem de serviço autorizando a obra, que entrou em processo de concorrência pública para sua construção. A empresa vencedora já está definida e os trabalhos deverão ser iniciados no começo do próximo ano. Eraldo, Guga, assessores e técnicos da empresa verificaram o estado da ponte de madeira que faz a ligação entre os dois municípios, bem como foram ao local onde será erguida a nova estrutura de concreto.
A ponte divide Jateí e Novo Horizonte do Sul, sendo a via de fundamental importância para a integração dos dois municípios. A ponte a ser edificada terá 78 metros e não vai impedir o trânsito, pois a passagem continuará sendo feita pela atual, de madeira, até a conclusão e entrega da obra.
Eraldo Leite destaca a vontade política do governador Reinaldo, pois a construção da “ponte da integração” sobre o Rio Guiraí é uma ação encampada pelo governo estadual mesmo não sendo de sua responsabilidade. “A ponte de concreto dá muito mais segurança e é um sonho de décadas, que contempla principalmente os jateienses do Assentamento Nova Esperança que tem nesta via uma referência de locomoção”, ponderou o prefeito de Jateí.
O prefeito Aldemir Guga, de Novo Horizonte, também manifestou seu entusiasmo com a obra, ressaltou sobre o esforço dos dois municípios para concretizar a obra. Junto com Eraldo, Guga agradeceu ao governador pela atenção com os pequenos municípios.
O prefeito novorizontino disse que a ponte sobre o Rio Guiraí tem uma importância muita grande para o desenvolvimento econômico e humano para os dois municípios. “Esta ponte une pessoas de Novo Horizonte do Sul e Jateí e também é por ela que é transportada nossa produção, base da economia local”, afirma o prefeito.
O prefeito Guga fez questão de citar a parceria que tem com o prefeito Eraldo, enaltecendo sua gestão também como tesoureiro da Associação dos Municípios de MS. “Essa obra vai ajudar a impulsionar ainda mais o desenvolvimento de nossa região, é fruto de nosso reforço na cobrança, mas tem o mérito do prefeito Eraldo na construção da ponte política com o governador Reinaldo e o então secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel”, enfatiza Guga.
Mín. 22° Máx. 37°