A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504 de 2017, como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Neste sentido a secretaria de saúde do município de Ivinhema realizou blitz educativa na área central da cidade.
A secretaria municipal de saúde através do setor de ist/aids informa que todas as unidades de saúde disponibilizam testes rápido para HIV e preservativos para toda população de forma gratuita.
Em Ivinhema houve um aumento de casos positivos, e isso tem preocupado as autoridades da saúde do município. No Município surgiu inclusive caso em pessoa com idade acima de 60 anos o que preocupou toda equipe de saúde de Ivinhema.
Até o ano de 2020 tínhamos 10 casos registrados, no ano de 2021 outros sete casos foram confirmados e em 2022 até o momento foram registrados 5 novos casos de soro positivo para Aids perfazendo um total de 21 pessoas contaminadas. O maior numero de contaminados tem entre 20 e 34 anos de idade, quase a metade dos casos.
O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
Existe uma preocupação do pessoal da área da saúde de Ivinhema, por isso deverão intensificar o trabalho de informação a população.
Mín. 22° Máx. 37°