A saúde é prioridade absoluta em Jateí, com programas, ações e campanhas permanentes de atendimento da população no momento em que ela mais precisa. O atual prefeito, Eraldo Jorge Leite (foto em destaque), está em seu quinto mandato e sempre disse que a saúde do ser humano é uma missão em sua vida pública. Em todas as vezes em que comandou a Prefeitura de Jateí sempre investiu muito mais que o estabelecido por lei, cujo limite mínimo é de 15%. Para se ter uma idéia da atenção com a saúde, os investimentos de Jateí nos últimos três anos ficam acima dos 20% do orçamento anual da administração.
Em 2020, por exemplo, dados da Secretaria Municipal de Planejamento mostram que foram investidos 22,58% do orçamento municipal, percentual que supera em cinquenta por cento o valor mínimo recomendado, que é de 15%. No ano passado, os investimentos na saúde totalizaram 20,34%, sendo que até 31 de agosto deste ano de 2022, os investimentos em ações e serviços públicos de saúde já somam 18, 09%, percentual que deve passar dos 20% até o fechamento do exercício fiscal.
Além da saúde, outras áreas sociais tem atenção especial da gestão municipal, como a assistência social e educação. Programas sociais de defesa social e segurança alimentar, bem como habitação popular e ações sociais diversas, completam um arco de apoio e acolhimento às famílias que mais precisam em Jateí.
Na educação, a Prefeitura acolhe o aluno antes dele completar um ano. Com seis meses de vida, a gestão garante berçário aos pequenos, uma atenção que acompanha sua trajetória escola até o ingresso na universidade.
Ao falar dos investimentos nestas áreas de atenção e acolhimento ao ser humano, o prefeito Eraldo não esconde a emoção de ser um instrumento para promover o bem e atender quem mais precisa. “Enquanto Deus me der vida e saúde, as políticas públicas de atendimento ao ser humano continuarão a mover minha trajetória política e administrativa”, declara o gestor jateiense.
Mín. 22° Máx. 37°