A Polícia Militar Ambiental (PMA) colocou 350 homens para percorrer os rios de Mato Grosso do Sul em uma operação contra a pesca predatória, que vai durar até a segunda-feira (2). A intensificação desse trabalho vai focar principalmente a fiscalização nos rios Taquari, Paraná e Paraguai.
Mesmo assim, outros pontos que são considerados convidativos para turistas por conta do feriado prolongado estarão na mira da PMA.
"Os policiais estão atuando no leito dos rios e barrancos para prevenir e combater crimes como a pesca predatória, que degradam os recursos naturais", divulgou a assessoria de imprensa da instituição.
Os policiais estarão atentos a verificar o uso de petrechos ou métodos de pesca proibidos, a retirada de quantidade de peixes superior ao permitido, bem como a pesca em locais não permitidos e a captura do pescado com tamanho inferior ao regulamento. Todos esses itens caracterizam-se como crimes e podem render penalidades, como multa e mesmo prisão.
"A falta da licença ambiental de pesca constitui infração administrativa, cabendo multa e ainda apreensão do material de pesca, barcos e motores", alertou a PMA.
Só na última piracema, por exemplo, a Polícia Militar Ambiental prendeu 74 pessoas e apreendeu 1.930 quilos de pescado.
Mín. 21° Máx. 33°