RIO - Um grupo de funcionários das clínicas da família Padre José de Azevedo Tiúba, na Gardênia Azul, e Bárbara Mosley de Souza, no Anil, ambas na Zona Oeste do Rio, interditou, por cerca de uma hora, a Avenida Ayrton Senna, no sentido Linha Amarela, na altura da comunidade, na tarde desta terça-feira. O grupo gritava palavras de ordem como "Fora Crivella" e "a saúde parou". O protesto aconteceu após o anúncio de mudança de contrato com a empresa responsável pela administração das clínicas e Centros Municipais de Saúde, na Zona oeste da Cidade. Por causa disso, 11 clínicas poderão ser fechadas. Mais de 350 mil cariocas serão afetados.
A Prefeitura do Rio reduziu o contrato firmado com a Organização Social Iabas, responsável pela administração das clínicas e centros municipais na região. Apenas duas clínicas que ficam na comunidade Rio das Pedras continuarão funcionando. Ao todo, 89 equipes formadas por oito profissionais, entre médico, enfermeiros e agentes de saúde, serão demitidas. No total, serão 712 profissionais dispensados. Cada unidade da Clínica de Saúde da Família é responsável pelo atendimento de um grupo de cerca de 4 mil pessoas.
A prefeitura, no entanto, nega a informação de que haverá fechamento das unidades, e afirma que o município está fazendo "todo o esforço para desatar o nó do orçamento".
"Sabemos da grave crise que atinge o Estado e o município do Rio de Janeiro, mas todos os esforços estão sendo feitos para garantir os serviços públicos de saúde, inclusive com inúmeros mutirões que foram realizados, aumentando o número de consultas, exames e cirurgias, na comparação com o mesmo período do ano passado. É preciso enaltecer o esforço extraordinário de médicos, enfermeiros e funcionários, sem os quais tão monumental superação jamais poderia ser alcançada", afirma, em nota, o prefeito Marcelo Crivella.
Em uma transmissão ao vivo feita pela página 'Canal do Anil', no Facebook, manifestantes pedem apoio dos moradores da região. "Cadê os moradores de Gardênia Azul e adjacências? Vamos apoiar essa manifestação", disse um homem.
"Manifestação na Ayrton Senna, na altura do Barra Music. Funcionários da clínica da Gardênia Azul e do Canal do Anil lutando pelos direitos deles porque o prefeito está acabando com as clínicas da família. Estamos buscando apenas o nosso direito", disse um dos manifestantes em um vídeo no Facebook.
A Polícia Militar informou que o 18º BPM (Jacarepaguá) está acompanhando o protesto. O Centro de Operações da Prefeitura orienta que motoristas sigam pela Estrada dos Bandeirantes. A via foi liberada por volta das 16h55.
Confira a lista das clínicas que fecham:
Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba (Gardênia Azul)
CF Maicon Siqueira
CF Maury Alves Pinho
CF Bárbara Mosley de Souza (Anil)
CF José de Souza Herdy
CF Gerson Bergher
Centro Municipal de Saúde Santa Maria
CMS Rafael de Paula Pontes
CMS Novo Palmares
CMS Itanhanga
CMS Álvaro Ramos
stest
Mín. 21° Máx. 33°