Capa » Campo Grande » Cotidiano
Anny Malagolini
Os aposentados por invalidez pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão na mira da próxima fase do Operação Pente Fino, que está revisando o benefício em todo o país. Ao todo, serão convocados 1,5 milhão de pessoas que há mais de dois anos estão sem perícia.
De acordo com o governo federal, mais de 1 milhão dos beneficiários tem menos de 60 anos. Em maio, 907 pessoas que recebiam o auxílio-doença e há mais de dois anos não passavam por avaliação médica tiveram o benefício cancelado. Com o fim dos pagamentos, o governo estimava uma economia de R$ 8 milhões.
O governo orienta que para evitar o cancelamento, os segurados poderão consultar a página do DOU, para conferir se seu nome consta na lista. No campo de busca do site, deverão digitar seu nome entre aspas, selecionando apenas a seção 3 e a data de hoje.
Os nomes listados têm cinco dias corridos, a contar de hoje (1), para informar sobre a data marcada para a perícia. O contato deve ser feito pela central de teleatendimento do INSS, pelo número 135. O benefício pode ser suspenso até que o convocado passe pela reavaliação.
Caso o segurado se encontre internado ou enfermo e não puder comparecer à perícia deverá pedir a uma pessoa de sua confiança que informe ao INSS, em uma de suas agências sobre o impedimento. É necessário que esse representante apresente, na ocasião, a identidade do segurado e um documento que comprove o impedimento. Com isso, ele poderá solicitar ao beneficiário uma perícia hospitalar ou domiciliar.
Mín. 21° Máx. 33°