Alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Bernadete Santos Leite, de Jateí, visitaram as dependências da Câmara de vereadores na semana passada. Na oportunidade, os estudantes também receberam uma palestra sobre a lei municipal que garante o pagamento de bolsa para acesso à universidade aos melhores colocados no Ensino Médio.
A visita dos estudantes faz parte das comemorações dos 30 anos de existência da principal escola estadual de Jateí, sendo que eles foram monitorados pelas professoras Paula e Roberta. Na Câmara, os estudantes foram recepcionados pelo vereador Francisco “Tiquinho” Alves de Araújo, atual secretário da Casa de Leis e autor da lei da bolsa universitária.
A lei 618/95, que beneficia estudantes para pagamento de cursos universitários, conhecida como a “Lei Tiquinho”. Ela ,custeia a mensalidade na faculdade, via bolsa de estudo paga pela Prefeitura.
A Lei Tiquinho contempla os quatro melhores estudantes do último ano do Ensino Médio com bolsas para a faculdade que o acadêmico passar no vestibular. Este auxílio já beneficiou mais de 100 pessoas ao longo dos anos, garantindo graduação no ensino superior
Após conhecerem as dependências do Legislativo, os estudantes ouviram atentamente a explanação do vereador Tiquinho, que falou sobre o papel do Poder Legislativo e sua importância no contexto municipal. Ele explicou também que a lei da bolsa já foi atualizada três vezes desde que foi criada (2003, 2007 e 2013) , visando contemplar de forma justa os estudantes. O valor atual da bolsa é de R$ 697,97, atualizado pela tabela do IPCA.
Mín. 22° Máx. 37°