Que a educação vem apresentando grandes desafios não é novidade para ninguém, principalmente após a pandemia da Covid-19, que agravou seriamente o cenário educacional, não somente no Brasil, mas em todo mundo.
A partir de 2020 com o fechamento das escolas e o início das aulas remotas, esse desafio se tornou ainda maior, pois, alguns estudantes tiveram redução dos danos por terem acesso a uma estrutura para estudo e internet, enquanto outros foram inevitavelmente prejudicados.
Essa desigualdade de oportunidade de aprendizagem permaneceu ainda em 2021, afinal em meio a pandemia, mesmo com o retorno das aulas, muitos estudantes não retornaram para a escola.
Em 2022, as aulas presenciais retornaram em sua totalidade, porém a desigualdade das aprendizagens tornou-se um forte agravante, além de outros aspectos mais complexos como depressão, luto, problemas financeiros, tudo isso aliado ao isolamento social e a violência em alguns casos.
Como consequência, muitos estudantes não tiveram oportunidade de consolidar as aprendizagens essenciais como ler, escrever, interpretar e operações básicas de matemática.
Pensando nesse desafio, a Secretaria de Educação através da Assessoria Técnica Pedagógica, que acompanha de perto o trabalho desenvolvido pelas escolas, instituiu um projeto de Recomposição das Aprendizagens.
Este projeto visa mitigar os impactos do ensino remoto nos estudantes, acelerando as aprendizagens não consolidadas no período pandêmico, para que o mesmo tenha condições de prosseguir nos estudos.
Para isso foi instituído o ALFABETÔMETRO, um termômetro utilizado para medir os níveis de aprendizagem em leitura e escrita, e o MATEMATÔMETRO, um termômetro utilizado para medir os níveis de aprendizagem nas quatro operações matemáticas, que irão avaliar o nível dos alunos e reagrupa-los para trabalhar em cima das dificuldades de cada grupo.
Todo esse trabalho tem por objetivo melhorar a aprendizagem de cada estudante e o município, já está colhendo resultados positivos com esse projeto.
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