O objetivo do evento foi discutir e compartilhar estratégias utilizadas pelos municípios de Mato Grosso do Sul para atingir os indicadores elencados pelo Programa Previne Brasil. Na ocasião, duas secretarias municipais de saúde do Estado de MS, foram convidadas para apresentar seus indicadores de pré- natal realizado no Sistema Único de Saúde (postos de saúde), sendo uma delas a do Município de Ivinhema.
Importante enfatizar que o Programa Previne Brasil/MS, estabelece metas a serem atingidas, sendo:
45% a proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação;
60% a proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV;
60% a proporção de gestantes com atendimento odontológico.
Os indicadores de pré-natal do Município de Ivinhema tem se destacado com bom desempenho. O Sistema de Informação do Ministério da Saúde mostra que o Município de Ivinhema no primeiro quadrimestre de 2022 atingiu as metas estabelecidas, 65% das gestantes cadastradas nos Postos de Saúde iniciaram seu Pré-Natal até a 12° semana de gestação e foram atendidas pelas equipes dos postos de saúde, 87,5% realizaram o teste rápido de HIV e Sífilis em tempo oportuno e 82% foram acompanhadas pela Equipe de Saúde Bucal.
A Secretária municipal de saúde, Drª. Zeine Mustafá, manifesta seu orgulho em poder participar deste evento e prestigiar a apresentação da Coordenadora Municipal de Atenção Básica, Ana Cristina Bortolasse, compartilhando as estratégias utilizadas pela gestão e equipes de atenção primária do Município de Ivinhema, para atingirem estes indicadores. Já a coordenação de Atenção Primária, juntamente com a coordenação de Saúde Bucal, afirmam que este é um trabalho de muitas mãos, envolve pessoas capacitadas e empenhadas para que a assistência a gestante seja de qualidade.
Mín. 22° Máx. 35°