Na noite de sexta-feira (27), o Sebrae/MS anunciou os prefeitos vencedores na etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). A cerimônia aconteceu na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, quando o prefeito de Rio Brilhante foi reconhecido pelo excelente trabalho realizado.
Os projetos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e Recicla Brilhante consagraram, Lucas Foroni, como campeão na categoria Empreendedorismo na Escola e vice-campeão na categoria Cidade Empreendedora na região Centro-Oeste através das ações promovidas durante o “Natal Brilhante”.
O espírito empreendedor e inovador de Lucas Foroni foi essencial nestas conquistas e agora Rio Brilhante segue para a disputa nacional, que será realizada no dia 28 de junho, em Brasília (DF).
O incentivo ao empreendedorismo é uma marca do trabalho realizado pelo prefeito. Durante o seu mandato, Lucas investe em parcerias que impulsionam o desenvolvimento econômico do município e também do distrito, que constantemente é contemplado com ações inéditas, recebendo toda atenção e melhorias das secretarias municipais.
Rio Brilhante celebra pela primeira vez, conquistas tão importantes, que geram visibilidade em todo estado. Lucas enfatizou que não é preciso inventar a roda, mas colher as boas práticas e adaptá-las à nossa realidade.
Para o prefeito, a premiação é um incentivo para fazer as boas ideias se espalharem e inspirarem outras administrações municipais, tornando-se até mesmo uma referência nacional.
“Com muito orgulho, Rio Brilhante esteve mais uma vez bem representado, e pela primeira vez, recebe o prêmio de prefeito empreendedor do estado, e se classificou pra etapa nacional. Sentimento de muita alegria de representar nossa equipe e saber que estamos no caminho certo. Sou muito grato pelas pessoas que nos acompanham na caminhada, e por toda dedicação de vocês! É campeão, e agora é buscar o nacional”, comentou.
Os projetos vencedores despertaram nos alunos o espírito empreendedor, além de ajudar os comerciantes, que enxergaram no Natal Brilhante, uma oportunidade para alavancar o seu empreendimento.
Conheça os projetos destaques de Rio Brilhante
Empreendedorismo nas escolas o projeto que garantiu o primeiro lugar na categoria Empreendedorismo na escola reuniu duas ações desenvolvidas com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de promover o ambiente empreendedor das escolas da Rede Municipal de Ensino integrando as áreas econômica, social e ambiental.
A primeira iniciativa é a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que contempla estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os professores foram capacitados para que o tema empreendedorismo fosse trabalhado em sala de aula com os alunos que receberam a metodologia de acordo com a faixa etária. No ano passado, o JEPP contemplou cerca de 1.500 estudantes em Rio Brilhante e foi aplicado em 11 escolas municipais.
Outra ação foi a implementação do projeto Recicla Brilhante, executado no município, desde junho do ano passado. Por meio da iniciativa, estudantes do 3º, 4º e 5º que estudam no Centro Educacional Criança Esperança VI podem trocar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, pela moeda social brilhantinho e com ela adquirir hortaliças, legumes, leite e ovos na feira da cidade.
O valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pelo Sicredi e o material reciclável arrecadado é doado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Brilhante (ACAMARE). No total, foram mais de 10 mil materiais recicláveis trocados por brilhantinhos o que se converteu em mais de 800 reais em vendas na Feira do Produtor.
Cidade Empreendedora o projeto vice-campeão na categoria Cidade Empreendedora região Centro Oeste trouxe a iniciativa Natal Brilhante que reuniu ações para impulsionar a economia local por meio do entretenimento e integração dos moradores de Rio Brilhante e do distrito de Prudêncio Thomaz, que fica a 24 quilômetros de município.
O evento trouxe uma extensa programação com atividades realizadas do dia 30 de novembro a 24 de dezembro do ano passado. Por meio da iniciativa, foi feito uma espécie de shopping à céu aberto onde empreendedores locais puderam comercializar produtos, além de feiras para a exposição e venda de artesanato. Também foram promovidos shows de artistas locais e nacionais, espetáculos circenses e um cronograma voltado para o público infantil com a abertura da Casa do Papai Noel e Mamãe Noel.
Com a ação, foi possível dar visibilidade ao município.
Mín. 22° Máx. 35°