Através de um vídeo divulgado na Página do Facebook da Prefeitura de Vicentina, a secretária de Saúde utilizou o espaço para informar a população sobre a situação que o município está vivendo na atualidade, e a preocupação aumenta durante o período outono-inverno.
Devido ao clima frio, o atendimento médico sofreu um impacto maior, pois a procura de atendimento para pacientes com sintomas gripais nas Unidades de Saúde teve um maior fluxo, e grande parte desses atendimentos estão relacionados a doenças como resfriados comuns e gripes.
Com relação a Covid-19, na última quinta-feira havia uma média que se estabilizava em torno de 06 casos ativos, e na sexta-feira, 20 de maio, fechou-se o dia com 14 casos de Covid-19 positivos ativos, em que esses pacientes estão em tratamento domiciliar.
É importante que todos devam se cuidar, e utilizar aquelas regras que foram aprendidas durante a Pandemia. Se estiver gripado, não realize visitas, utilize máscara, faça higienização constante das mãos, pois esses procedimentos protegem não apenas da Covid-19, mas também das outras doenças respiratórias, uma vez que a contaminação atinge as vias aéreas (boca, nariz e olhos).
Também é preocupante o aumento da procura de atendimento para crianças, e fica o alerta para os pais, com relação à vacinação, pois o município de Vicentina-MS se encontra com uma baixa cobertura vacinal com relação a gripe Influenza, onde o público alvo são as crianças de 06 meses a menores de 5 anos de idade. Estão sendo feitas estratégias para contornar essa situação, porém até a última sexta-feira, apenas 182 crianças haviam sido vacinadas, ou seja, ainda há um público bastante grande a ser atingido.
É importante que os pais e responsáveis procurem o Posto de Saúde, a partir de Segunda-feira, pois a vacinação é realizada diariamente das 07:30h às 16:30h, inclusive no horário de almoço, para que possa facilitar para os pais, em virtude do tempo, e todos devem estar atentos, e cientes que devem praticar as regras de higienização e nos vacinarmos, para fazer com todos passem um inverno mais tranquilo, em família, pois ninguém quer perder nenhum ente querido para nenhuma dessas doenças, seja Covid-19, Pneumonia, Gripe, ou qualquer outra de natureza respiratória.