REGIAONLINE
O objetivo desta campanha é chamar a atenção da humanidade para as questões e a conscientização a saúde mental, colocando em evidência a importância da prevenção, visto que é algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade. A campanha Janeiro Branco foi idealizada no primeiro mês do ano visto ser um momento de reflexão e de planejamento à simbologia do recomeço, no qual as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, condições de existência, emoções, relações sociais e em seus sentidos existenciais. Pensar sobre a saúde mental gera conscientização como destaca a psicóloga Bruna Barroso visto ser uma forma de discutir a relevância do tema e dos cuidados com as emoções, quebrando paradigmas e promovendo debates sobre tabus e preconceitos que ainda existem sobre os tratamentos psiquiátricos e psicológicos, fomentando ainda uma cultura voltada para a saúde mental, através de uma educação preventiva contribuindo a formação de ideias, uma fonte inesgotável de ações e de reflexões desde o inicio da campanha, em 2014.
O inicio de um novo ciclo nos remete a possibilidade de mudanças de hábitos e comportamentos. Iniciamos um novo ano cheios de esperança, mas carregados de lembranças de problemas que ainda persistem, no qual a campanha vem de encontro a necessidade de nos voltarmos para dentro de nós, ouvirmos os nossos ruídos que sinalizam quando não estamos bem. Com a pandemia nos trouxe o medo do contágio, o medo da morte, perdas de empregos, familiares internados pelo Covid e até mesmo vindos a óbito de forma repentina, no qual trouxe um cenário atípico para a população, com muito sofrimento e aumento de estresse.
Segundo a Psicóloga Vanessa Rocha o Janeiro branco deste ano de 2022 vem com um propósito de mostrar à população que é preciso olhar para si e refletir como está sua saúde emocional durante essa pandemia, pois com ela a depressão, ansiedade e entre outros transtornos psicológicos vem aumentando significativamente.
A psicóloga Talita Hirala ainda acrescente dizendo que ao darmos inicio ao um novo ano, é nos possibilitado 365 dias de novas oportunidades, escolhas e recomeços; “lembre-se que compete única e exclusivamente a nós o ato de cuidar da nossa saúde de janeiro à janeiro”. Com a psicoterapia conseguimos por meio do processo de autoconhecimento, aprendermos como caminharmos em direção a nos mesmos, desenvolvendo o autocuidado e compreendendo a importância de olharmos com mais atenção para a nossa saúde não só mental como física, já que uma complementa a outra. Estes pequenos ou grandes incômodos afetam nosso bem-estar, assim como nossa rotina e é nesses momentos que a psicoterapia atua e nos ajuda a prosseguir; vale lembrar que a terapia é um espaço seguro que você pode procurar sempre que sentir necessidade.
Mín. 22° Máx. 32°