Elias Ferreira / Lupa News
O dia 9 de dezembro de 2021 vai ficar na memória do prefeito Eraldo Jorge Leite, de Jateí. Nesta data, ele recebeu da Assembléia Legislativa o mais alto título outorgado a um migrante, o de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Natural de Presidente Venceslau, no Estado de São Paulo, Eraldo chegou em sua Jateí – assim ele se refere ao município – com pouco mais de seis anos, estando na localidade e no Estado há mais de 63 dos seus 69 anos de vida.
A outorga de Cidadão do MS outorgado pelo parlamento estadual foi uma iniciativa do deputado Eduardo Rocha, um representante político com estreita ligação com Jateí e profundo conhecedor da história de vida de Eraldo Leite no município. Eduardo, aliás, se licenciou recentemente da função de deputado porque assumiu a secretaria de Governo, mas voltou à Assembléia para entregar pessoalmente o título ao prefeito jateiense (foto).
A vida de Eraldo Jorge Leite no MS está ligada a política e sua história e sua trajetória de vida se entrelaça com a própria existência do município de Jateí. Ainda menino, já acompanhava as andanças políticas de seu pai, José Jorge Leite, que foi uma das referências na luta pela independência política e administrativa de Jateí, conquistada há 58 anos, quando Eraldo tinha 11 anos de idade.
Apaixonado pelo desejo de ajudar as pessoas, Eraldo Leite cresceu numa família dedicada às causas sociais e humanas, liderada por Zé Jorge e Bernadete Santos Leite. Seguindo os passos do pai, que foi o terceiro prefeito eleito de Jateí, Eraldo sempre disputou eleição para a Prefeitura, se elegendo pela primeira vez em 1.988, aos 36 anos. Atualmente ele está no quinto mandato como prefeito de Jateí, sendo o único do Estado em quantidade de gestões, tendo disputado este cargo por sete vezes.
O título de Cidadão de MS recebido por Eraldo Leite coroa uma trajetória que extrapola também as fronteiras do município. Ele também fez história da Associação dos Municípios de MS, sendo o único presidente a ser reeleito desde que a associação representativa dos prefeitos foi criada, há 40 anos. Atualmente, Eraldo é o tesoureiro da Assomasul, também reeleito de forma consecutiva.
Ao receber o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, Eraldo Jorge Leite fez questão de agradecer a iniciativa do deputado estadual Eduardo Rocha, bem como aos demais parlamentares que aprovaram a comenda. “Este título nos dá ainda mais motivação para continuar na luta por uma Jateí cada vez melhor e um Mato Grosso do Sul de oportunidade para todos, uma bandeira que carregamos de forma permanente em nossa vida desde que aportamos nesta terra abençoada”, declara Eraldo Jorge Leite.