Alunos de Escolas Municipais de Nova Alvorada do Sul expõem produtos desenvolvidos em sala.
Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora
Nos dias 26 de novembro, 3, 6 e 7 de dezembro, foi realizada a Feirinha do JEPP em sete Escolas Municipais de Nova Alvorada do Sul. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Nova Alvorada do Sul, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula.
Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.
De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Martinho Barbosa Martins, Escola Municipal Ires Brunetto, Escola Municipal Rosalvo da Rocha Rodrigues Polo, Escola Municipal Professora Léia de Souza Silva, Escola Municipal Jeanet Alves Zielasko Garcia Polo.
Segundo a professora que trabalha na Escola Municipal Martinho Martins Barbosa, Najara Alves Nascimento, a metodologia foi dinâmica, simples e divertida. “Eu trabalhei com o tema da Eco Papelaria e foi muito tranquilo, no início, quando recebemos a proposta do projeto eu achei bem interessante, nós tivemos um tempo relativamente curto para desenvolver a metodologia, mas conseguimos concluir. Consegui mostrar para os alunos que para ser um empreendedor não é preciso ir muito longe, que podemos desenvolver produtos com materiais que estão próximos de nós”, disse Najara.
Já para a aluna que estuda na Escola Municipal Martinho Martins Barbosa, Emanuelle Neves da Silva, através do projeto foi possível observar objetos do nosso dia a dia, que podem se transformar em negócios. “Aprendi que não preciso ir muito longe para produzir algo que vai me gerar renda, eu trabalhei com o tema da Eco Papelaria, por exemplo, e os produtos que reaproveitamos para apresentar na feirinha, como o rolinho de papel higiênico que usei para criar os vasinhos de planta, me geraram um lucro considerável’’, completou a aluna.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.