EVERTON/ASSESSORIA
A Escola Estadual São José desenvolveu uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Vicentina através da Secretaria municipal de Meio Ambiente e a Central Energética Vicentina. Sempre parceiras ambas cultivam e reforçam importância da manutenção e recomposição da flora local.
Durante a realização de uma aula de campo foi escolhida uma área bastante degradada e dominada pela erosão pluvial para que pudessem realizar o plantio de mudas advindas de sementes originárias da nossa região.
Dessa forma, foi possível aliar a teoria trabalhada em sala de aula com a prática campo, compreendendo que este município de vocação agropecuária, pouco cuidou de suas matas e as consequências são visíveis, o desmatamento, a erosão pluvial laminar, a perca de solo, perca da biodiversidade da fauna e flora, o assoreamento dos rios provocam desequilíbrio ecológico.
Dessa forma é importante sensibilizar os estudantes para a necessidade de preservação, recomposição natural ou plantada das matas ciliares deste município contribuindo para a manutenção e resgate da biodiversidade local que colabora com a subsistência da Micro Bacia do Rio Ivinhema e Macro Bacia do Rio Paraná onde Vicentina esta inserida.
Fazer o plantio de mudas nativas foi apenas uma ações de um projeto anual muito maior idealizado pela Escola São José, secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vicentina e Central Energética Vicentina.
Mín. 22° Máx. 32°