Terça, 15 de Outubro de 2024
21°C 33°C
Dourados, MS
Publicidade

Prefeitura usa fim da cobrança retroativa como desculpa para não trocar lâmpadas velhas

Prefeitura usa fim da cobrança retroativa como desculpa para não trocar lâmpadas velhas

14/07/2017 às 13h02 Atualizada em 14/07/2017 às 17h02
Por: RegiãOnline
Compartilhe:

Prefeitura usa fim da cobrança retroativa como desculpa para não trocar lâmpadas velhas

Capa » Campo Grande » Cotidiano

 

 

 

Anny Malagolini e Evelin Cáceres

 

 

 

 

A suspensão da cobrança retroativa da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) parece ter atrapalhado os planos do prefeito Marquinhos Trad (PSD), que afirmou nesta sexta-feira (14), que apenas 10% da iluminação velha será trocada por led. Alegando falta de verba em caixa, o executivo lembrou que a arrecadação do imposto banido iria ajudar o município a custear a troca.

A Capital tem 150 mil postes de energia, enquanto o estoque de leds não passa de 16 mil, portanto, o município planeja usar apenas o que já tem, sem novos investimentos. “Se tivessem autorizado a cobrança retroativa, conseguiríamos trocar 100% das lâmpadas”, defendeu. Marquinhos divulgou que é arrecadado entre R$ 4 milhões a R$ 5 milhões, por mês, com o recolhimento da iluminação pública.

O recolhimento retroativo começou a ser cobrado neste mês e encareceu uma porção de contas de energia dos consumidores. No dia 6 de julho, uma liminar da Justiça derrubou a cobrança, pois segundo a decisão “causaria graves prejuízos a todos consumidores envolvidos, especialmente pelo fato de que atribuiria gastos que poderiam ser evitados ante a possibilidade de ser revertida a situação, caso provido o recurso extraordinário”.

As novas lâmpadas, motivo de impasse há dez meses, continuam guardadas e prontas para serem usados, mas segundo o executivo, a troca ainda não tem prazo para começar, isso porque será preciso uma equipe especializada, devido ao material moderno.

O secretário Rudi Fiorese, da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutua e Serviços Públicos) reforçou que a gestão municipal está fazendo orçamento de quanto vai custar trocar a lâmpada, e lembrou que no contrato de compra das luminárias de Led, junto a Solar, estava incluso o serviço de instalação, mas com o rompimento do acordo, agora o trabalho ficará totalmente a da prefeitura.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias