COMPRE RURAL
durante o feriado prolongado devem persistir e aumentar nesta quarta-feira (09/08). De acordo com um Climatempo, a tendência é de predomínio de céu nublado, baixas temperaturas e, no Rio Grande do Sul, há condições para a ocorrência de temporais.
A previsão é de aumentos das chuvas no Paraná e Santa Catarina. Segundo o boletim da Climatempo, há registrou de temporais nas áreas sul e oeste catarinense, além das fronteiras de Foz do Iguaçu, no oeste paranaense. Há rosco de temporais nos dois estados.
Mais para o final da semana, a previsão é de redução do volume de chuva, com a chegada de uma massa de ar polar mais seca. A tendência é de que queda nas temperaturas, com possibilidade até de geadas nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Planalto catarinense.
A previsão de chuva acumulada entre os dias 7 e 13 de setembro de 2021 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados ocorrerão nas regiões Norte e Sul do Brasil.
Na Região Norte,os maiores acumulados de chuva concentram-se ao noroeste do Amazonas, Roraima e oeste do Pará, podendo alcançar aproximadamente 70 mm em áreas pontuais mais ao noroeste da região, próximo à área da Cabeça do Cachorro no Amazonas, ao leste do Acre e oeste de Rondônia.
Na Região Centro-Oeste não há previsão de chuva para grande parte da região, com exceção para o oeste do Mato Grosso (abaixo de 10 mm) e sul do Mato Grosso do Sul, onde fica próximo aos 30 mm.
Na Região Nordeste e na área do MATOPIBA, os maiores acumulados chuva se concentram ao norte do Maranhão e recôncavo baiano, contudo, inferiores a 5 mm.
Na Região Sudeste Os maiores acumulados de chuva se concentram ao sudeste de Minas Gerais próximo aos 10 mm aumentando gradualmente para o Rio de Janeiro e centro-sul de São Paulo, para aproximadamente 40 mm.
Na Região Sul, previsão de temporais especialmente entre os dias 06 e 07 de setembro com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento no centro e sul do Rio Grande do Sul. Entre os dias 06 e 13 de setembro os maiores totais de chuva deverão se concentrar no centro-sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, ficando na faixa de 80 a 150 mm. Com observação também para centro-norte do Paraná e centro-sul de Santa Catarina, acumulados próximos aos 50 mm.