ASSESSORIA
Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.
A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Coordenadoria de Serviços Urbanos, pede a colaboração da população para ajudar a manter as ruas do município limpas, principalmente neste momento em que enfrentamos a pandemia do novo coronavírus, e às arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika.
É importante que a população não descarte lixo, entulhos e materiais sem serventia nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas, evitando, assim, a proliferação de inúmeras doenças atraídas pelo descarte incorreto dos resíduos.
A limpeza pública em Nova Alvorada do Sul continua, através da Coordenadoria de Serviços Urbanos, com equipes espalhadas por toda a cidade, trabalhando em todos os períodos do dia. O esforço concentrado permite que todos os bairros sejam atendidos com limpeza, varrição, capina, roçada e coleta de entulhos e lixo.
Ao jogar lixo no chão e não zelar pela limpeza das ruas, os moradores contribuem para que ocorra além de sujeira a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além do entupimento dos bueiros, trazendo prejuízos para a própria comunidade.
Nesse mês de agosto, período de fortes ventos, espalha com facilidade folhas, lixos em todas as áreas, a Administração pede a população que evite descarte irregular de lixos, entulhos e resíduos de poda das árvores. A Administração Municipal precisa do apoio da população.
As ações diárias podem fazer a diferença e manter a cidade limpa e a saúde coletiva preservada. Faça a sua parte!
Veja algumas recomendações para a população manter a cidade sempre limpa:
1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.
2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.
3. Cuidado com resíduos pérfuro-cortantes, como cacos de vidro, agulhas e outros descartados de maneira inapropriada, podendo ferir os profissionais da coleta. A recomendação nestes casos, é que o resíduo seja colocado dentro de algum recipiente seguro que possa ser lacrado e vedado, diminuindo os riscos de acidentes.
3. Coloque os sacos de lixo no local adequado apenas nos dias de coleta. Se possível, fora do alcance de animais que possam rasgar os sacos e espalhar o lixo na rua. Vamos manter nossa cidade limpa e as pessoas livres de doenças!