REGIAONLINE
Nesta sexta-feira (20), o Chefe do Poder Executivo Municipal de Jateí Eraldo Leite, juntamente com o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Antônio Carlos Videira realizaram a inauguração do Sistema de Monitoramento de Câmeras do Programa "Minha Cidade Segura". A Central de Monitoramento funciona dentro do Pelotão da PM de Jateí, e terá como objetivo acompanhar a movimentação em toda a cidade, tudo em tempo real.
Prestigiaram o evento o Presidente da Câmara Municipal de Jateí Edison José de Lima Paz, o Delegado Titular de Jateí Bruno Erasmo Cubas, Delegada Regional de Polícia Civil de Dourados Roseli Dolor Galego, o Promotor Luiz Gustavo Camacho, a Diretora do Estabelecimento Penal Feminino Luiz Pereira da Silva, Solange Pereira. Também marcaram presença o Tenente-Coronel Helbert Davyson Romeiro de Souza, comandante da PM de Jateí, e o Delegado Regional de Fátima do Sul Adilson Stiguivitis, sendo que este último já prestou grandes serviços há anos atrás atuando em Glória de Dourados.
"O Chefe do Poder Executivo Municipal de Jateí exaltou o trabalho da PM local, que foi fundamental para apontar os locais ideais, e a influência do Tenente Coronel Helbert, um grande incentivador do Projeto. Reuniões do Conselho da Comunidade em Fátima do Sul também contribuiu muito para essa escolha.
Segundo Eraldo, foi sugerido a instalação desse sistema também na Polícia Civil e no Sistema Penitenciário. É a contribuição que a Administração Municipal pode dar para a Comunidade Jateiense e também para o MS.
A preocupação da cidade de Jateí é com o Tráfico de Drogas, pois já faz muito tempo que não há crimes em Jateí, e o último acontecimento há alguns anos atrás foi um crime passional.
O Prefeito Eraldo disse que a população já realizou o seus sonhos, pois o mesmo já foi eleito como Chefe do Poder Executivo Municipal por 05 oportunidades.
Agora chegou o momento de ele realizar os sonhos da Comunidade Jateiense. E ter um bom caráter contribui para um excelente trabalho. Eraldo mencionou ainda que nunca teve problemas com o Tribunal de Contas e nem com a Justiça, devido à uma gestão transparente, honesta e competente.
Finalizando a sua fala, o prefeito parabenizou a todos da Segurança Pública, tanto municipal quanto Estadual.
Jateí deu um grande passo, pois com o Sistema de Monitoramento realizado com Câmeras, a grande perspectiva é de que atividades ilícitas não passem mais despercebidas, e que infratores da lei e da ordem pensem duas vezes antes de tentar realizar qualquer ação criminosa no município."
"Para Antonio Carlos Videira, o município de Jateí se destaca nos setores de avicultura, suinocultura, pecuária leiteira, grãos e até mesmo no setor usineiro, o que faz com que pessoas de outras regiões venham com frequência ao município, e o monitoramento com câmeras de vigilância é de vital importância para que a polícia mantenha o controle da lei e da ordem. Para isso, a relação de parceria município e estado traz segurança aos habitantes de Jateí".
As câmeras de segurança proporcionam o monitoramento e gravação (na maioria dos casos) do seu ambiente. Esse monitoramento aumenta consideravelmente a segurança por alguns motivos.
As câmeras inibem pequenas infrações, pelo fato do ambiente ser monitorado; Auxilia nas buscas de possíveis furtos não identificados na hora; Traz imagens em tempo real de ambientes altamente expostos a bandidos, sendo possível o seu monitoramento para a redução das incidências; As gravações são documento de provas para a polícia; As imagens de furtos podem ser usadas para aprendizado, já que pode ser visto como foi a atuação do criminoso.
Mín. 22° Máx. 37°