Aquidauana(MS) – Comparativos entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021 indicam que Aquidauana está entre as cidades mais seguras para se viver em Mato Grosso do Sul.
Dados estatísticos publicados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública mostram um declínio acentuado na criminalidade na região de Aquidauana. Para se ter uma ideia, crimes como furto e roubo tiveram uma queda de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. Crimes mais graves como homicídio e feminicídio caíram 35%. Dados que confirmam que Aquidauana é um lugar seguro para se viver.
O comandante do 7º BPM, Tenente Coronel Daniel, diz que esses resultados são frutos de uma tropa empenhada na prestação de um serviço de qualidade e de uma política de comando forte, pautada na repressão contundente aos crimes e ao serviço de ostensividade e preventividade, missão que a Constituição Federal de 88 nos atribuiu. Outro ponto que favorece nosso trabalho, é a aproximação da unidade militar com outros órgãos públicos. O executivo municipal, por exemplo, tem o entendimento que a qualidade de vida de seus munícipes passa pela segurança pública e neste ínterim trabalha como parceira.
As operações policiais militares executadas pelo 7º Batalhão PM nesse período de pandemia foram intensificadas, chegando próxima de 400 e tendem dar mais segurança à população, seja prevenindo condutas delituosas, seja reprimindo crimes em tempo/resposta aos padrões exigidos pela sociedade. O número de apreensões de drogas foi o destaque com quase 700 kg tirados da rua, enquanto que as quantidades de armas de fogo apreendidas chegaram a 18. Confira o balanço feito pela seção de estatística do 7º BPM (P-3):
• 688 kg de drogas apreendidas;
• 18 armas de fogo apreendidas;
• 91 foragidos da justiça presos;
• 715 pessoas presas;
• 4543 Pessoas abordadas;
• 1398 Veículos abordados;
• 388 Operações Policiais Militares.
(Assessoria de comunicação Social do 7º Batalhão PM).