ORNAL DA NOVA
Imagens: DOF/Divulgação
Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de ontem (6), 56 metros cúbicos de madeira extraídos de forma ilegal em uma reserva ambiental.
A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um patrulhamento ostensivo na região do Assentamento Santa Rosa, no município de Itaquiraí.
Os militares perceberam o momento em que um homem correu para a mata, assim que viu a viatura do DOF. Iniciadas as buscas nas imediações, nove pessoas foram detidas, entre elas, dois adolescentes de 15 e 16 anos.
Com as pessoas foram apreendidos, além da madeira, os veículos VW/Gol e VW/Parati, uma motocicleta Honda/CG Titan, duas motosserras, facões, rádio de comunicação, aparelho de telefone celular e a quantia, em espécie, de R$ 5,8 mil.
Duas equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Naviraí e Mundo Novo, estiveram no local para a constatação do crime ambiental. O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 150 mil. As madeiras foram identificadas como Peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron) e Amendoim (Pterogyne nitens).
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Itaquiraí, onde as nove pessoas permaneceram à disposição da Polícia Judiciária. O conselho Tutelar local compareceu à delegacia para o acompanhamento dos dois adolescentes.