A Secretaria de Assistência Social desempenha um papel fundamental e apesar das dificuldades enfrentadas devido a pandemia, o Centro de Referência de Assistência Social Manilde Barbosa Spence, no distrito de Prudêncio Thomaz retomou as atividades, seguindo todos os protocolos de biossegurança.
A abertura das atividades contou com a presença do prefeito, Lucas Foroni; da vice-prefeita, Juraci Aparecida de Souza Silva; da secretária de Assistência Denise Alessio e da coordenadora do Cras, Dilene, além dos demais servidores.
De acordo com a secretária de Assistência Social algumas atividades estão sendo realizadas de forma remota como é o caso do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, sendo ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias.
O mesmo possui caráter preventivo e visa a defesa, afirmação de direitos, o desenvolvimento de capacidades, potencialidades dos usuários e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, estimulando a convivência social através de encontros semanais em grupos, que são divididos por faixas etárias, sendo orientados por técnicas de referência como assistente e psicóloga e desenvolvidos por educadores sociais com auxílio dos estagiários.
A secretária ainda explicou que quando é necessário, a equipe de referência realiza atendimento individualizado para inclusão nos programas e serviços, e havendo necessidade a família é inserida no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família (PAIF).
Na sede do Cras foram entregues as atividades, que serão desenvolvidas remotamente e a equipe do Serviço também leva as atividades para os participantes em casa e periodicamente é realizado contato telefônico com as famílias.
Assessor de imprensa / Jefferson Duarte
Mín. 20° Máx. 36°