Imagem/Reprodução/Facebook
Na noite desta terça-feira (09), o Chefe do Poder Executivo Municipal de Vicentina-MS Marquinhos do Dedé falou sobre o município ser campeão na construção de casas proporcionalmente no MS, porém há mais de 02 anos não houve nenhum Programa Habitacional por parte do Governo Federal, e é de vital importância esclarecer alguns tópicos sobre Lote Urbanizado, e que não está sendo fácil obter recursos para o setor Habitacional.
Já foram feitas tentativas em Agenda com os vereadores em Brasília, e não possível incluir no orçamento, nem através de emendas parlamentares, pois o Governo Federal não tem nenhum Projeto Habitacional previsto, e o "Minha Casa, Minha Vida" programa que foi muito almejado pelo Município de Vicentina-MS não existe mais.
O Projeto Lote Urbanizado, criado pelo Governo Estadual, não tem o mesmo alcance do anterior mencionado, porém já foi considerado uma luz no fim do túnel, para amenizar a situação. O Município entra com o terreno, o Governo do Estado faz o alicerce da casa, a pessoa contemplada terá 02 anos para levantar sua casa e o Governo Estadual fará um financiamento para a pessoa então terminar a cobertura de sua casa.
Prioriza-se 5% dos lotes para pessoas idosas, 10% para deficientes. As dúvidas serão esclarecidas pela Secretaria de Assistência Social.
Entre outros fatores, o tempo de residência no município de Vicentina-MS, que deve ser maior que 08 anos, para contar maior pontuação.
Marquinhos agradeceu o Governador Reinaldo Azambuja pelo Comprometimento com o Município de Vicentina-MS, e a seleção é feita pela Secretaria Estadual de Habitação e não a Prefeitura. O compromisso da Administração Municipal é fazer a doação do terreno, fazer as inscrições, e não tem autonomia para escolher quem irá ganhar a casa, pois as regras vieram da Secretaria de Habitação do Estado. Apesar de todas as dificuldades, Marquinhos ressaltou que está contente, pois serão mais 100 famílias contempladas.
O Prefeito de Vicentina-MS afirma que já está disponível o terreno para construir as primeiras 50 unidades, e vão precisar de outra área de aproximadamente de 01 alqueire em Vicentina, para a construção das outras 50 casas.
O Chefe do Poder Executivo Municipal também esclareceu sobre história de desapropriação de terras, o que foi dito que o Prefeito não pensou em desapropriar terrenos, mas sim em comprar.
Maiores informações ligar no telefone: 3468-1891.
Mín. 21° Máx. 38°