Parceria é garantida pela Gerência de Desenvolvimento Econômico através do Núcleo de Infraestrutura Rural
A Gerência de Desenvolvimento Econômico (GDE) da Prefeitura de Naviraí está garantindo suporte ao pequeno produtor, auxiliando na produção de silagem, sobretudo, para o gado leiteiro. A ação de apoio à bovinocultura é uma responsabilidade da equipe de técnicos e demais profissionais do Núcleo de Infraestrutura Rural.
O técnico agrícola da GDE Adolfo Silvério (foto ao lado), tem acompanhado diariamente no atendimento aos pequenos produtores do município. “Através da silagem de milho estamos produzindo alimentos saudáveis e de maior aproveitamento para o gado leiteiro. Nos períodos de estiagem, época em que as pastagens naturais se tornam mais precárias e o alto custo de ração industrializada inviabiliza economicamente o pequeno produtor, a saída é a silagem de milho', explica o técnico.
A silagem de milho é um dos componentes mais importantes na alimentação de bovinos, uma vez que a sua planta fornece um grande volume de alimento palatável, com alta digestibilidade e rico em energia, o que resulta em um excelente potencial para produzir leite e carne. Este tipo de silagem foi feita esta semana por homens e máquinas agrícolas da Gerência de Desenvolvimento no interior do assentamento Juncal.
“Nossa equipe estiveve no lote nº 80 do produtor Walmir Aquiles que cultivou milho e destinou a produção para a fabricação de silagem. Com esta decisão ele está garantindo a alimentação do gado para um bom tempo', informa o gerente Eugênio Guedes (Desenvolvimento Econômico).
De acordo com levantamento do Núcleo de Infraestrutura Rural, a Gerência de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Naviraí está atendendo mais de 450 produtores. “Nossa administração tem o compromisso de incentivar a apoiar o produtor rural. Já determinamos que as gerências de Desenvolvimento Econômico e de Obras estejam atentas para dar o suporte para a produção, seja do agronegócio ou aos integrantes da agricultura familiar”, disse a prefeita Rhaiza Matos.
Através da parceria com os pequenos produtores a Prefeitura está oferecendo a assistência técnica e a patrulha mecanizada enquanto o produtor paga o óleo combustível da máquina. “Nossa meta e do Governo de Naviraí é dar suporte para que sejam produzidos mais de 60 hectares de milho para a silagem. Tudo isso para proporcionar uma maior lucratividade ao produtor, especialmente os da agricultura familiar. ', destaca Eugênio Guedes.
Mín. 21° Máx. 38°