Vigilância Sanitária de Naviraí abre campanha para castrar gatos machos
Vigilância Sanitária de Naviraí abre campanha para castrar gatos machos
03/02/2021 às 19h43Atualizada em 03/02/2021 às 23h43
Por: RegiãOnline
Compartilhe:
Assessoria
Ação contará com apoio de clínicas veterinárias convidadas; cadastro está aberto para castração de 100 gatos
A Vigilância Sanitária Municipal (VISA), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde realizará no mês de março a campanha de castrações de gatos machos. O cadastro para garantir a cirurgia já está aberto e deverá ser feito neste mês de fevereiro, na sede da VISA, na rua Itália, nº 50.
“Para a realização deste atendimento serão convidadas todas as clínicas veterinárias de nossa cidade a participarem como colaboradoras, nos fornecendo a mão de obra voluntária. Vamos disponibilizar os materiais necessários para fazermos 100 castrações”, antecipa o médico veterinário José Mário (coordenador da Vigilância Sanitária).
Em Naviraí existem várias colônias de gatos vivendo em casas abandonadas, terrenos baldios e outros ambientes alheios. Na avaliação de técnicos, os animais destas colônias causam transtornos aos moradores porque se reproduzem de forma descontrolada.
“Nosso objetivo é, principalmente, fazer o controle populacional e garantir a saúde dos gatos. Porém, para este controle os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Desta vez, vamos priorizar as ONGs e aquelas pessoas que são abrigadores temporários de animais abandonados, uma vez que o Abrigo Municipal de Animais ainda está em fase de implantação”, informa o coordenador da Vigilância em Saúde, veterinário José Mário.
“Todo animalzinho merece cuidado e atenção dos donos. Mas, muitos deles nem têm dono e vivem abandonados em situação de vulnerabilidade. Por isso, estamos determinando esta campanha com castração gratuita, para evitar a procriação de mais animais abandonados e, principalmente, pelo amor que temos por todos os pets. Nesta ação também estaremos ajudando a diminuir os gastos das pessoas que abrigam gatos espontaneamente”, justifica a prefeita Rhaiza Matos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.