CORREIO DO ESTADO / DAIANY ALBUQUERQUE
O atual prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho foi reeleito prefeito, com 90% dos votos válidos das eleições municipais ocorridas.
O resultado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) neste domingo (15).
O candidato liderou todas as pesquisas divulgadas ao longo do período eleitoral. E agora retorna ao cargo para mais quatro anos de gestão.
Todas as urnas foram apuradas e ao todo mais de 47 mil eleitores votaram em três candidatos, sendo que mais de 40 escolheram Peluffo como candidato, conforme dados do TRE-MS.
Do volume de eleitores da cidade, 1.669 votaram nulo, que somou 3,52% e 2,63% decidiram votar em branco.
ELEITORES
Em Mato Grosso do Sul, 1.932.293 eleitores estavam aptos a votar nos 79 municípios e eles tiveram de ser submetidos a medidas de biossegurança como o distanciamento físico e a higienização constante das mãos. Em Campo Grande, 612.487 eleitores podiam votar.
O primeiro turno das eleições, que deveria ter ocorrido em 4 de outubro e foi adiado para este dia 15, ocorreu com a determinação de que eleitores e mesários cumprissem várias obrigações, como evitar ao máximo o contato com objetos e entre pessoas.
Durante a votação, o uso de máscara foi obrigatório, podendo o presidente da seção impedir o eleitor de entrar no recinto se ele não estivesse usando o acessório de proteção.
No Estado, os eleitores tiveram a opção este ano de escolher um dos 290 candidatos a prefeito e um entre os 8.071 candidatos a vereador. Um total de 419 candidatos para estes dois cargos estiveram em busca da reeleição.