Revoltados com o abafamento do som e pedidos de ‘fora’ ao governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), durante passagem do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) ao Estado, plateia que acompanhava o evento encaminhou vídeo no qual mostra momento do protesto.
Além das vaias, os apoiadores do presidente gritavam ‘fora’ para o governador investigado por corrupção no âmbito da Operação Vostok. Em julho deste ano, o chefe do Executivo estadual e seu filho, Rodrigo Azambuja, foram indiciados pela Polícia Federal pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa e corrupção passiva.
Reinaldo é suspeito de ter recebido R$ 67 milhões em propina pagos pela JBS. Com o esquema, os cofres estaduais tiveram prejuízo estimado em R$ 209 milhões. O Grupo JBS manteve, segundo as apurações do STJ, ‘acordo criminoso’ com o governador em pagamentos de vantagem indevida em troca de créditos tributários. Para justificar a retirada de dinheiro, eram emitidas notas fiscais sem contrapartida de bens ou serviços.