Ações preventivas realizadas entre sábado (16) e segunda-feira (18) pela Guarda Municipal de Dourados, atendendo solicitações via Cecom (Central de Comunicação) 24h, através dos telefones 199 e 153 para denúncias, dúvidas, sugestões, resultaram na captura de quatro foragidos da Justiça, apenas no final de semana.
A Guarda Municipal de Dourados já contabiliza, através de rondas, denúncias e atendimentos via telefones 199 e 153, mais de 170 foragidos da Justiça recapturados entre os meses de janeiro a maio deste ano. As equipes da GM mantém rondas constantes nos patrimônios e logradouros públicos.
Durante rondas no bairro Jardim Itália, no sábado (16), um homem de 30 anos foi preso após a guarnição atender um acidente de trânsito às 20 horas, envolvendo um carro e uma motocicleta, quando constatou que a então vítima do acidente tinha mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara de Família de Dourados. O homem foi encaminhado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), e colocado à disposição da Justiça.
Já na manhã de domingo (17), um jovem de 23 anos, natural do Rio Grande do Sul, demonstrou nervosismo ao ser abordado pela GM e, durante checagem, constatou-se haver um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Execuções Criminais de Santa Maria/RS. O jovem ainda portava um bilhete de passagem com destino a Ponta Porã, onde, segundo disse, iria visitar uma tia.
Em rondas preventivas no Conjunto Residencial Monte Castelo, um homem de 39 anos que conduzia o veículo Honda Biz se mostrou nervoso ao deparar com uma guarnição da GM, e durante a abordagem foi averiguado que o condutor não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que o veículo não estava devidamente licenciado e em desfavor dele ainda havia mandado de prisão em aberto expedido pela 4ª Vara Criminal de Dourados.
Na tarde de segunda-feira (18), a Guarda Municipal foi acionada para atender um chamado de aglomeração de pessoas em um estabelecimento comercial no bairro Parque das Nações I. Chegando ao local, os agentes encontraram sete pessoas em uma mesa jogando baralho. Após abordagem e checagem foi constatado que um dos participantes, um homem de 63 anos, tinha mandado de prisão em aberto expedido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A aglomeração foi dispersada e o homem encaminhado para a Depac, para onde também foram conduzidas todas as outras pessoas com débitos judiciais encontradas durante a operação do final de semana.