Regiaonline Educação: Em Glória de Dourados, Audiência Pública sobre o Projeto MPEduc aconteceu na Câmara Municipal na última Quarta-feira.
Regiaonline Educação: Em Glória de Dourados, Audiência Pública sobre o Projeto MPEduc aconteceu na Câmara Municipal na última Quarta-feira.
05/07/2019 às 22h13Atualizada em 06/07/2019 às 02h13
Por: RegiãOnline
Compartilhe:
Regiaonline Educação: Em Glória de Dourados, Audiência Pública sobre o Projeto MPEduc aconteceu na Câmara Municipal na última Quarta-feira.
Por/Regiaonline
Representando o Prefeito Municipal Aristeu Pereira Nantes, que não pode comparecer à solenidade, Thiago Begas. Também fizeram parte da mesa de autoridades o coordenador regional estadual de educação Nei Elias, o Procurador da República Dr. Eduardo Rodrigues Gonçalves, a Secretária Municipal de Educação Maria Conceição Amaral Laboissier e presidindo a audiência, a Promotora de Justiça da Comarca de Glória de Dourados Dr. Andréa de Souza Resende, que realizou a abertura da solenidade.
Realizando a apresentação da cerimônia, esteve à frente o locutor Fábio Menezes, do site Regiaonline, que também registrou toda a audiência.
O MPEduc é um projeto realizado pelo Ministério Público Brasileiro, que tem por finalidade a elaboração e execução de políticas públicas educacionais, e aplicação de verbas nas escolas.
Em Mato Grosso do Sul, vários municípios tiveram o início do projeto, em especial a Região grande Dourados, como Vicentina, Deodápolis, Taquarussu, Glória de Dourados, Dourados, entre outros.
Drª Andréa agradeceu pela presença das pessoas, que enfrentaram a chuva e estiveram a disposição para assistir a reunião, mesmo se tratando de um evento realizado no meio da semana, onde a maioria da população estaria trabalhando ou exausta após a jornada de serviço.
A promotora teceu elogios às Escolas Municipais e Estaduais de Glória de Dourados, onde tanto diretores, professores, coordenadores, pais e alunos, mesmo em situações de adversidades, se empenham ao máximo, para manter bons índices na Educação, aproveitar os poucos recursos adquiridos, mesmo poucos sendo enviados pelo Governo.
Análise física sobre os espaços físicos das escolas, se são adequados ou não para aprendizagem, se a merenda escolar tem acompanhamento de nutricionistas, se os recursos enviados para a educação estão chegando ou estão sendo desviados, Observação das regularidades e irregularidades.
A Drª Andréa citou a dificuldade que a promotoria enfrenta em meio a sobrecarga de trabalhos de setores judiciais, a falta de profissionais para suprir a atividade, além de ter que resolver questões envolvendo idosos, meio ambiente, júri criminal, saúde, e alguma área acaba ficando menos vistoriada. Então, o MPEduc veio para dar uma ênfase maior à área Educacional.
Em termo geral, o município de Glória de Dourados acatou as determinações e atendeu as recomendações, Segundo a visão da Drª Andréa, as escolas municipais estão dentro do esperado, apesar do fato dos recursos públicos serem escassos, pois a demanda é muito grande, para pouca verba, porém dentro das adequações e limitações do orçamento, as escolas municipais estão de acordo.
Já a situação das escolas estaduais foi um pouco diferente, visto que as respostas foram mais evasivas e pouco concretas, A promotora definiu que, mesmo após a conclusão do MPEduc, a Promotoria de Justiça ainda realizará acompanhamento diários no andamento das questões educacionais das escolas.
Concluindo, o Projeto MPEduc tem como objetivo, a fiscalização sobre o cumprimento das exigências feitas, pelo ministério públicos, as Escolas, tanto da rede Estadual, quanto municipal.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.