Quarta, 02 de Outubro de 2024
24°C 39°C
Dourados, MS
Publicidade

Ovelhas usando fraldas e microfones chamam a atenção em serra de Santa Catarina

Ovelhas usando fraldas e microfones chamam a atenção em serra de Santa Catarina

17/05/2019 às 15h37 Atualizada em 17/05/2019 às 19h37
Por: RegiãOnline
Compartilhe:

Por iG Último Segundo

Divulgação/Epagri Estudo com ovelhas pretende otimizar a produção de leite em SC

Uma pesquisa sobre pasto na região de Lages, na serra catarinense, está gerando curiosidade entre os internautas. Imagens de ovelhas usando fraldas e microfones estão circulando pelas redes e fazendo muitos se questionarem sobre a razão do uso de tais acessórios. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), tudo tem um motivo.

O objetivo do estudo é o de analisar o processo de alimentação das ovelhas , para que a altura ideal da grama possa ser recomendada aos criadores, otimizando a produção.  Por meio do manejo da pastagem, os especialistas poderão definir o ganho de peso do animal, o quilo de peso vivo por hectare e a produção diária de leite.

As fraldas são usadas pelos pesquisadores para medir os pesos das fezes e da urina dos animais e, assim, poder medir o quanto de pasto é ingerido. Enquanto que os microfones colocados nas cabeças dos animais e os gravadores nas costas são usados para monitorar a mastigação das ovelhas em função do tempo.

Segundo o Epagri, a grama analisada é do tipo missioneira-gigante e a pesquisa com as ovelhas  tem parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias