Militar do CBMMS participa como palestrante no 1º Fórum Científico Sul-mato-grossense de Restrição do Movimento da Coluna
Militar do CBMMS participa como palestrante no 1º Fórum Científico Sul-mato-grossense de Restrição do Movimento da Coluna
17/05/2019 às 15h24Atualizada em 17/05/2019 às 19h24
Por: RegiãOnline
Compartilhe:
bombeiros.ms.gov.br
Campo Grande – MS, No dia 15 de maio no período noturno, ocorreu na Capital o 1º Fórum Científico de Restrição de Movimento de Coluna, promovido pela Liga do Trauma da Universidade Estácio de Sá, que contou com a participação do 1º Sargento Bombeiro Militar Hamilton Marciano dos Santos Júnior – Enfermeiro e Mestrando em Enfermagem pela UFMS. O militar palestrou sobre: “A evolução do salvamento veicular e os critérios para extricação de vítimas de colisão automobilística”.
O trauma é considerado um problema de saúde pública. Estudos apontam que 2% a 3% das vítimas de trauma apresentam lesão vertebro medular (LVM) estável. Realizar a abordagem inicial de maneira sistematizada aplicando o tratamento adequado com garantia de um bom atendimento é o principal objetivo do Atendimento Pré-hospitalar realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.
Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) apontam que em 2018, dos 16.566 acidentes ocorridos no Estado, 54% tiveram vítimas feridas. Ou seja, em 8.945 acidentes as vítimas precisaram ser socorridas e receber atendimento. A “extricação” de uma vítima de acidente automobilístico é um dos momentos mais técnicos e cruciais, pois manipular, movimentar ou executar alguma técnica incorreta poderá agravar a sua situação, fazendo a diferença entre a vida e a morte.
Os temas discutidos no evento abordaram a Restrição do Movimento de Coluna-RMC que aponta para a prática baseada em evidências fundamentadas cientificamente, com vistas a proporcionar o melhor atendimento às vítimas através da utilização criteriosa e seletiva de dispositivos e protocolos de restrição.
O Fórum contou ainda com as palestras do Major Médico Edgard do Carmo Neto e o Subtenente Técnico em Emergências Médicas José Henriques Marques Neto, ambos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que são os pioneiros na produção e implantação de um Protocolo Operacional Padrão – POP, sobre o tema do evento. Também palestraram o Doutor Antônio Onimaru, Médico do Grupo de Resgate e Atenção as Urgências e Emergências- GRAU-SP, e a Médica Maithê Vendas Galhardo - Coordenadora da Central de Regulação Campo Grande, sendo enfocado por estes, a importância da integração entre as instituições que realizam o atendimento pré-hospitalar, como também no estabelecimento de um protocolo unificado sobre esta nova técnica.
Os Alunos do Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar I/2019, acompanhados pela Coordenação, estiveram presentes no evento como ouvintes, presenciando a discussão dos temas propostos, com vistas a agregar conhecimento e experiência que o bombeiro especialista precisa adquirir.
Publicado por: Martinha Duarte Garcia
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.